Como procurar emprego estando empregado

Veja como procurar outro emprego estando empregado. Para conseguir um emprego estando ainda empregado é preciso dedicação e cuidado.

1. Ter e manter a motivação

Existem 5 razões para procurar emprego mesmo estando empregado. Pense nelas sempre que se estiver a sentir culpado por estar a pesquisar um novo local de trabalho.

2. Procurar com secretismo

Em primeiro lugar não deve pesquisar um novo emprego no local de trabalho. Não utilize os recursos da empresa atual (internet, telefone, impressora) mas sim os seus próprios recursos, fora do horário de trabalho.

Evite contar a outras pessoas na empresa que está à procura de um novo emprego pois os rumores correm depressa e o empregador pode apontar falta de zelo no seu trabalho e mesmo despedi-lo com base na negligência.

3. Utilizar os contactos próprios

Utilize apenas os seus contactos pessoais (telefone e e-mail) nas suas candidaturas. Não conceda contactos da empresa atual, nem coloque já referências desta no seu currículo.

Uma das regras para o uso do telemóvel no trabalho é procurar um local isolado para atender as chamadas prioritárias: esta regra é ainda mais necessária quando recebe um telefonema relacionado com a procura de novo emprego.

4. Recorrer às redes sociais

Melhore o perfil do LinkedIn mas não refira que está à procura de emprego neste local ou noutras redes sociais. Envie apenas currículos diretamente às empresas em resposta a um anúncio de emprego.

5. Marcar entrevistas fora da hora de trabalho

Marque a entrevista para um horário pós-laboral. Caso não seja possível, avise no trabalho que vai faltar por razões pessoais. Continue a manter o sigilo relativamente à procura de novo emprego.

6. Abrir-se em entrevista

Em entrevista não esconda que está no ativo e não fale mal do atual patrão ou emprego. Diga apenas que esta é uma oportunidade excelente para progredir na sua carreira e um desafio estimulante para si.

7. Tomar a melhor decisão

Por vezes o empregador pode mudar de ideias e até o novo trabalho nem sequer compensar. Pense bem na sua decisão. Se for em frente, confira os passos a dar antes de se despedir.

Comunique a sua decisão de enveredar por um novo emprego somente depois de saber que o lugar é seu e de ter tudo acordado para o início do novo trabalho.

Veja o que fazer entre dois empregos.