7 Passos a dar antes de se despedir do emprego

Está a pensar demitir-se? Já deu tudo o que tinha a dar e já teve a sua dose de um determinado trabalho? Então tente dar estes 7 passos antes do momento da verdade.

1. Faça a carta de despedimento

Antes de se despedir precisa de comunicar a sua intenção. Para isso terá de escrever uma carta de despedimento e entregá-la com antecedência ao seu empregador. Se o despedimento for com justa causa nem precisará de fazer um aviso prévio.

Consulte o artigo sobre a rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do trabalhador para retirar as suas dúvidas.

2. Tire as férias por gozar

Parece estranho tirar férias quando se está para demitir e para deixar o trabalho de vez, mas se tem direito a algo, deve aproveitá-lo. Veja os dias de férias que ainda pode tirar e goze-os com prazer. Informe-se junto dos recursos humanos de tudo o que pode ter direito. Não se esqueça de conferir eventuais subsídios de férias e diturnidades.

3. Guarde os contactos úteis

Reúna os contactos profissionais que criou ao longo do tempo de trabalho. Nunca se sabe quando serão precisos. Pode até aproveitar para contactar algumas pessoas e anunciar-lhes a sua disponibilidade para trabalhar.

4. Atualize o currículo

Lembra-se que fez uma vez um currículo? Está na hora de o atualizar, enquanto as tarefas ainda estão frescas na mente.

5. Planeie bem o amanhã

Deixar o emprego é um passo enorme na vida, seja qual for o emprego. Ao cortar uma fonte de rendimento é preciso ter uma outra em mente onde possa ir beber, e não cair nunca na preguiça e desilusão.

Procure diariamente novos empregos e envie currículos. Pense numa ideia de negócio para si. Estabeleça uma lista de objetivos e de tarefas a fazer com o tempo livre de que vai dispor. Se já tem um novo emprego em vista, comece a preparar-se para ele.

6. Visite a Segurança Social

Procure informar-se antes de se despedir dos apoios sociais que pode vir a ter direito. Consoante o tempo de trabalho, pode vir a usufruir do subsídio de desemprego ou do subsídio social de desemprego.

7. Despeça-se com classe

Feitas determinadas questões e chegado o momento de se despedir, lembre-se que esta palavra significa dizer adeus. Além de limpar a sua secretária ou local de trabalho, deve dizer adeus aos seus ex-colegas de trabalho e superiores.

Pode escrever uma carta de despedida ou arranjar uma forma de se despedir com estilo do seu patrão.