Procura um trabalho com significado? Tente trabalhar nestes sítios

Trabalho com significado é aquele que não serve apenas para pagar as contas, mas através do qual o trabalhador se sente útil e realizado. Se não tem um trabalho com significado e vive infeliz, comece hoje mesmo a procurar.

Identifique os seus gostos e propósito de vida

Para descobrir um trabalho com significado comece por identificar os seus talentos, paixões, hobbies, valores e propósito de vida. O que gosta de fazer nos seus tempos livres? Se pudesse escolher qualquer profissão, qual seria?

Enquanto que para algumas pessoas o trabalho ideal pode ser trabalhar com crianças ou cuidar de animais, para outras pode ser ter um trabalho que permita viajar à volta do mundo e conhecer outras culturas. 

Inspire-se nestes trabalhos

Saber qual o trabalho que vai trazer significado à sua vida é a pergunta de 1 milhão de euros que ninguém sabe responder. Damos-lhe algumas ideias:

1. Associações sem fins lucrativos e ONGs

Se o que o faz vibrar são os direitos humanos, as causas ambientais, a luta contra a pobreza e o apoio a pessoas desfavorecidas, não vai ser feliz até que consiga um trabalho numa associação sem fins lucrativos ou numa ONG. Pode começar por explorar oportunidades de voluntariado, para construir currículo e criar uma rede de contatos que o ajudará a entrar neste nicho de mercado muito disputado. 

2. Trabalhos sem tecnologia

Começa a desenvolver uma certa aversão à tecnologia? Gostaria de ter um trabalho que privilegiasse o contacto humano, ao invés do uso diário do computador? Está cansado de estar em rede a toda a hora? Não desespere. Há profissões que resistem ao uso desenfreado da tecnologia. Se procura trabalhos sem tecnologia explore a área do ensino, cuidados de saúde ou das artes. 

3. Viajar e trabalhar

Para quem gosta de viajar, de conhecer novas culturas e de sair da sua zona de conforto, ter um trabalho com significado implica ter um emprego que favoreça uma agenda cheia de viagens. Há muitos trabalhos para quem gosta de viajar, tais como jornalista, fotógrafo, guia turístico ou professor de línguas. Algumas empresas permitem que os seus trabalhadores trabalhem remotamente, mesmo em áreas mais técnicas como IT, design ou gestão de redes sociais. 

on top

4. Empresas de economia social

Quem não se identifica com uma sociedade capitalista, orientada para o lucro, poderá encontrar um trabalho com significado em empresas de economia social. As empresas de economia social são entidades que no desenvolvimento da sua atividade têm como objetivo principal a satisfação de objetivos sociais, ao invés da maximização do seu lucro. 

5. Trabalhos ao ar livre

Não suporta estar fechado entre quatro paredes? Ter um trabalho ao ar livre pode ser a resposta que procura na busca por um trabalho com significado. São cada vez mais os casos de pessoas que trocaram o caos da cidade pela vida calma e prazerosa do campo. Pode dedicar-se à agricultura, à criação de gado, à jardinagem ou mesmo à prática de desportos ao ar livre. 

6. Criar o próprio negócio

Algumas pessoas só encontram verdadeiro significado no trabalho quando trabalham por conta própria e realizam os seus projetos e sonhos profissionais. A vantagem de criar o próprio negócio é que será talhado à sua medida, de acordo com a sua visão, gostos e interesses. Mas nem todas as ideias têm saída, razão pela qual é preciso identificar boas oportunidades de negócio

Procure aconselhamento especializado

Na procura de um trabalho com significado há alguns profissionais que o podem ajudar. Um coach profissional é uma pessoa com formação em coaching que tem a capacidade de o orientar na transição para uma nova carreira, através da análise do seu perfil de personalidade, carreira e interesses pessoais.

Quem já sabe o que quer fazer, pode dirigir-se diretamente a um headhunter ou caça-talentos, que são profissionais da área dos recursos humanos com uma vasta rede de contatos, que intermedeiam a relação entre empresas e trabalhadores em matéria de contratação.

coach

Mentalize-se (mudança interna)

A busca por um trabalho com significado é um caminho de autodescoberta que nem sempre é fácil de percorrer. Tenha em consideração estes obstáculos:

  • Sacrifícios pessoais e financeiros: Ter um trabalho com significado pode implicar alguns sacrifícios, como deixar a segurança de um vínculo laboral estável ou receber um ordenado mais baixo para perseguir os seus sonhos.
  • Medo de julgamentos: Vai ter medo dos julgamentos dos seus amigos, família e colegas de trabalho. Para si é óbvio que o novo emprego é um trabalho com significado, mas para os outros pode parecer que abdicou de uma carreira promissora.
  • Falta de confiança em si: Podem surgir dúvidas durante o processo de mudança. Por vezes pode sentir-se a navegar em águas desconhecidas, o que lhe dará a falsa sensação de que está a cometer um erro. Não desista. Mantenha a confiança em si, aposte nos seus gostos e confie no seu propósito de vida.
  • Receio das consequências: E se tudo correr mal? É normal que pense nas consequências da mudança, que tanto podem ser positivas, como negativas. Mantenha-se positivo e expectante em relação ao futuro. Se não encontrar um trabalho com significado, não perde nada. Mas se encontrar, realizou os seus sonhos.