A última impressão é tão importante como a primeira. Mesmo no último dia de trabalho deve dar o exemplo da pessoa que é.

1. Manter a postura

Não estrague a sua reputação nos últimos dias no trabalho. Se seguiu os passos que tem a dar antes de se despedir, continue a evitar confrontos e seja profissional até ao fim. Futuros empregadores vão estar interessados pelo seu passado por isso não comprometa o seu historial, por mais vontade que tenha de dar um pontapé na mesa.

Se sai a mal da empresa fique descansado, a sua vingança é o despedimento. O seu patrão terá de perder tempo a procurar outra pessoa para o seu lugar e a treiná-la. Ele terá de esperar muito mais para obter os mesmos resultados que você apresentava, assim como os mesmos lucros.

2. Finalizar as tarefas

Se quer sair a bem da empresa, tenha o cuidado de finalizar todo o trabalho que estiver pendente. Mostre que é um profissional competente, deixando a certeza aos que ficam de que fará falta à empresa.

3. Deixar trabalho acessível

Deixe o seu trabalho acessível a outros para estes o retomarem, desde pastas no computador a documentos, etc. Saiba comunicar a saída e passar o testemunho. Será visto como um mestre para as pessoas que continuarão o seu trabalho.

4. Guardar contactos

Guarde os contactos profissionais que criou ao longo do trabalho, quer internos quer externos. Pode até contactar algumas pessoas externas à empresa, com as quais estabeleceu boas relações, para se despedir e anunciar-lhes a sua disponibilidade para trabalhar, se achar oportuno.

5. Limpar a mesa

Limpe o seu local de trabalho e deixe-o pronto para outra pessoa. Será um momento emocional mas também um sorriso de esperança pelo futuro.

6. Pedir referências

Se achar útil, peça referências ao seu patrão ou supervisor. Ter uma carta de recomendação é um selo de competência para usar numa candidatura a um próximo emprego.

7. Agradecer por tudo

Agradeça a todos os que o ajudaram durante o tempo de trabalho, incluindo o patrão e quem apostou em si para esse lugar.

8. Despedir-se

Diga pessoalmente adeus aos seus colegas de trabalho. Se não teve grande contacto com alguns colegas pode optar por enviar-lhes um e-mail de despedida. Por outro lado, se criou bons laços de amizade na empresa, pode até levar alguns doces para o lanche e despedir-se com gentileza.

Veja como escrever uma carta de despedida do trabalho.

9. Deixar os problemas no local de trabalho

Feche os problemas que teve na gaveta da secretária e nunca os transporte consigo para o novo emprego. Agradeça a nova oportunidade de emprego e motive-se a ser competente em todos os dias de trabalho.

10. Alegre-se

Não olhe para trás com saudosismo e amargura. Encare o futuro com alegria. Divirta-se. Amanhã será outro dia.