A quem pertence este número de telefone? Já se questionou? Inúmeras vezes não atendemos e não devolvemos chamadas de números desconhecidos. Descubra a quem pertencem em websites e aplicações para telemóvel.

Identificação de números de telefone em websites

Eis alguns exemplos de websites onde pode pesquisar um número desconhecido:

Os 3 primeiros websites são diretórios de números de telefone de Portugal. Por regra, a pesquisa é rápida e intuitiva, bastando inserir o número em causa numa caixa de pesquisa. Isto se o número já faz parte da base de dados. Caso contrário, vão-lhe ser pedidos alguns dados pessoais e informação sobre o número a pesquisar.

A Sync.me e a Tellows dispõem de website oficial e disponibilizam igualmente aplicações para IOS e Android.

Quanto à Tellows, o site encontra-se em português do Brasil, mas com numerosos registos de números de telefones. A Tellows é uma empresa alemã que cobre cerca de 50 países no mundo inteiro, incluindo Portugal.

A Sync.me é talvez a mais conhecida, pelo menos enquanto aplicação. No site encontra, não só a possibilidade de pesquisar um número qualquer, mas também, na secção de "Spam Detector", uma lista de "Top Spammers by country". Esta lista apresenta, por país, uma série de indicativos e, depois, os números já classificados como "spam". Para saber a quem pertence algum destes números, deverá fazer click em cima do número e precisará de fazer login para aceder à informação.

Os websites são normalmente "bases de dados" que funcionam com o contributo dos próprios utilizadores. Na verdade, são estes que adicionam os números de telefone dos quais receberam chamadas indesejadas ou tentativas de burla. 

Alguns utilizadores limitam-se a registar o número de telefone, outros descrevem a chamada telefónica de forma a evidenciar por que razão tais números não são para atender. Para descobrir quem lhe ligou é preciso que alguém já tenha reportado o número que procura.

As apps com identificador de chamadas

Existem muitas aplicações que identificam chamadas de números desconhecidos, bloqueiam chamadas de spam e protegem o utilizador de SMS indesejados. Estes são alguns exemplos:

Sync.me

A Sync.me é uma aplicação (com website também, como vimos) que funciona com recurso à informação disponível nas redes sociais. Se a pessoa a quem pertence o número que pesquisa, não estiver registado em nenhuma rede social, o mais provável é que não consiga identificar o número por esta via. Para testar a fiabilidade da aplicação comece por pesquisar, por exemplo, o seu próprio número de telefone.

A aplicação conta com as seguintes funcionalidades:

  • sincronização de contactos com as redes sociais, incluindo foto de perfil;
  • identificação de chamadas e sms;
  • detetor de spam;
  • blacklist  (lista negra) de contactos;
  • cartões personalizados como lembrete de aniversários.

Whoscall

A app Whoscall  é uma aplicação de bloqueio de chamadas e sms, e de identificação de números. O bloqueio pode não ser uma boa opção, já que são bloqueados todos os números que não constem da rede de contactos do utilizador. A opção por esta aplicação vai depender dos objetivos de cada um.

Ainda assim, a aplicação tem várias funcionalidades gratuitas e conta com uma base de utilizadores registados muito extensa.

CallApp

Esta é uma aplicação em tudo idêntica à Sync.me, mas que não está disponível para IOS, apenas Android. A CallApp pode ainda ser usada no seu site oficial.

A CallApp pertence a uma empresa israelita que consegue identificar 3 biliões de números, de acordo com a informação disponível no site.  

Truecaller

Truecaller está disponível no site oficial e em aplicação para IOS e Android. A aplicação funciona de forma idêntica à Sync.me e à CallApp, incluindo:

  • identificação de chamadas e sms;
  • sincronização com redes sociais;
  • blacklist de contactos;
  • classificação de chamadas como spam.

NumBuster!

A aplicação Numbuster! mostra-lhe uma lista de possíveis nomes, avaliações e comentários relativos a qualquer número de telefone desconhecido que o contacte. Esta aplicação permite, também, criar uma lista de spam e o bloqueio de números de telefone.

Páginas amarelas, brancas e 118

O Páginas Amarelas é o principal diretório de empresas portuguesas, reunindo informação referente à morada e contacto telefónico de uma vastidão de entidades.

O site "Páginas Brancas", tal como o conhecíamos, para particulares, foi desativado em fevereiro de 2020. O endereço eletrónico do serviço foi alterado para a página de pesquisa www.118 net.pt, que tem como base a lista de clientes da antiga Portugal Telecom, mas também de outros operadores telefónicos.

Pode pesquisar por nomes, moradas e telefones. Este serviço só permitirá obter o que pesquisa, como em qualquer outro serviço deste tipo, se a pessoa que procura tiver disponibilizado os seus dados.

Listas telefónicas de operadoras

Não tem acesso à internet e precisa de identificar um número? Pode tentar os serviços informativos de listas telefónicas. Note, no entanto, que um telefone cujo proprietário o tenha classificado como confidencial não será, naturalmente, divulgado.

Lista Telefónica Vodafone

Para aceder à Lista Telefónica da Vodafone ligue 1891. Através deste número conseguirá descobrir o nome de um cliente Vodafone através do número ou o número através do nome (se esse cliente não tiver o número como confidencial). Este serviço da Vodafone está disponível 24 horas por dia. Não precisa de ativar o serviço ou instalar qualquer aplicação. 

A chamada para o 1891 é paga, sendo o tarifário dos números iniciados por 18xx regulado pela ANACOM e variando consoante a origem (móvel ou fixo) e através de intervalos de taxação.

Lista Telefónica NOS

A possibilidade de descobrir um cliente NOS diretamente nas listas telefónicas da NOS já não é possível, uma vez que o serviço foi desativado em 2018.

No entanto, pode fazê-lo através do serviço universal de lista telefónica e serviço de informações através do número 118 (ou online, em www.118net.pt), que inclui os dados dos clientes que autorizaram ter os seus dados nessa lista, seja dos serviços fixos ou móveis, e de qualquer operador.

Lista Telefónica Meo 

A MEO disponibiliza o número 1820, para tentar identificar um número de telefone deste operador. Pode ainda aceder ao serviço de Lista Telefónica da MEO. Este serviço inclui o contacto de inúmeros serviços, desde farmácias, hospitais, salas de espetáculos, restaurantes e muito mais. Está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano​​.

Verifique bem o preço do serviço antes de o usar.

Aplicações vs privacidade: compatíveis? 

Aplicações e privacidade são incompatíveis.

As aplicações são particularmente úteis para quem usa intensivamente o telemóvel. Dispõem, por regra, de diversas funcionalidades pagas, mas a sua função básica de identificar números de telefone costuma ser gratuita.

No entanto, para que o serviço funcione há que abrir mão de uma boa parte da nossa privacidade. Muitos dos sites oficiais das aplicações referem explicitamente os dados que são recolhidos e partilhados e com que finalidade.

O primeiro passo deverá ser a escolha de uma aplicação que, detalhadamente, lhe diga tudo o que é seu, que "vai circular" e porquê. Ao tomar uma decisão deve, no mínimo, tomá-la de forma avisada.

Nem todas as aplicações disponibilizam essa informação com o mesmo grau de detalhe. A leitura das secções de termos de utilização e/ou política de privacidade e/ou segurança de dados, conforme aplicável, é absolutamente fundamental. 

De uma forma geral todas elas cruzam contactos da sua própria base de dados (de outros utilizadores) com os da sua lista telefónica e com as redes sociais. Mas pode ir bem mais além, com a justificação de "prevenção de fraude e segurança". Conforme os casos, pode estar em causa o acesso a, ou a partilha de:

  • número de telefone do próprio e lista de contactos;
  • sms ou mms e e-mails;
  • IP do dispositivo utilizado;
  • fotos e vídeos;
  • atividade dentro da aplicação.

Depois, veja também as práticas de mitigação de riscos, normalmente na secção de "segurança", onde é comum ficarmos a saber, por exemplo, que os dados são encriptados (sabemos exatamente o que isso vale?). Outras aplicações abrem ainda a hipótese de permitir, ou não, a venda de dados.

Isto não é exclusivo deste tipo de aplicações. É comum a quase todas elas. Neste caso em particular, percebe-se a necessidade de partilha de comunicações. 

Há que estar atento e definir em plena consciência se e onde vamos ceder na nossa privacidade. Isto, claro, para quem se importa com estas questões.

Como se defender de chamadas inconvenientes ou fraudulentas? Algumas dicas

Não seguindo a via das aplicações, tente pesquisar na internet, simplesmente colocando o número na barra de pesquisa do Google. Se for um número "já famoso", ele vai aparecer.

Depois, tem sempre a opção, em smartphone, de bloquear um contacto. É evidente que quem se ocupa da fraude, burla ou marketing agressivo, liga a partir de diferentes números, de forma incessante. Terá que os pesquisar todos. Depois, vá bloqueando sucessivamente. Pelo menos dá-lhes algum trabalho, até desistirem e partirem para outra vítima.

Ao receber uma chamada de um número desconhecido pense sempre se, de facto, pode ser algo importante. Está ou não à espera de algum contacto de uma entidade de que não conhece o número? Anda à procura de emprego, por exemplo? Tem alguém internado? Pode ser uma chamada importante e, nesse caso, deve atender. Nem sempre, num emprego, por exemplo, há segunda chamada, depende das empresas.

Se atender quem não conhece e suspeitar de chamada "que não interessa", esteja alerta. Não forneça dados, desligue o telefone rapidamente. Se for marketing, diga que não está interessado e desligue. Bloqueie o número se necessário. Lembre-se que, por regra, o que é importante, vem por carta ou por e-mail. As entidades prestadoras de serviços que contratamos mandam e-mails, não telefonam. 

Se desligar alguma chamada e ficar na dúvida sobre se seria verdadeiro, ou não, pesquise ou ligue para a própria empresa, da qual alegadamente ligaram, e confirme se estão a fazer, ou não, determinado tipo de chamadas.

Por fim, registe no seu telefone o maior número possível de contactos. Da escola, da professora, das auxiliares que possam ligar, da sua seguradora, da sua operadora de comunicações, do hospital onde tem alguém internado, da empresa das águas e saneamento, da sua empresa de condomínio, do seu gestor de conta, do seu banco, etc etc. Se são vários os números de telefone de cada entidade, guarde-os todos. Quando ligarem, estarão identificados.

Paula Vieira
Paula Vieira

Economista pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É consultora em processos de fusão e aquisição de empresas, finanças e gestão.