Quantas vezes recebemos chamadas de números de telefone ou telemóvel que não conhecemos, e não atendemos ou devolvemos a chamada antes de confirmar de onde vem a ligação?

Há várias formas de saber a quem pertence um número de telefone ou telemóvel. Neste artigo, damos-lhe a conhecer sites e apps para saber a quem pertence um número de telefone ou telemóvel. Se preferir, pode entrar em contacto com serviços de listas telefónicas através do telefone.

Sites de pesquisa de números

Saber a quem pertence um número de telefone ou telemóvel permite voltar a contactar quem nos ligou ou, por outro lado, evitar atender o telefone da próxima vez que ligarem. Existem inúmeros sites onde pode obter informação sobre o contacto que lhe ligou, mas que não sabe a quem pertence. Estes são alguns exemplos:

Aceda a estes sites e pesquise o número do qual recebeu uma chamada. Se o número já existir pode adicionar um comentário e indicar o nome da entidade de quem recebeu o contacto. Assim, quando alguém pesquisar pelo número, saberá a quem pertence o número de telefone ou telemóvel que pesquisou.

Apps com identificador de chamadas

Existem muitas aplicações que identificam chamadas de números desconhecidos, bloqueiam chamadas de spam e o protegem de SMS indesejados. Conheça as apps que o podem ajudar a saber a quem pertence um número de telefone ou telemóvel.

Hiya

A app Hiya pesquisa informações de chamadas recebidas, permite-lhe receber alertas de spam, identifica as ligações que quer receber e bloqueia os números e mensagens que quer evitar. É gratuita e fácil de usar. Está equipada com um banco de dados de centenas de milhões de números de telefone.

Sync.me

O sync.me funciona como site e como app e vai surpreendê-lo. Comece por selecionar o país de origem do número que pretende pesquisar e introduza o número no campo de pesquisa. Quer testar a fiabilidade deste site? Experimente pesquisar o seu número.

NumBuster!

A app Numbuster! mostra-lhe uma lista de possíveis nomes, avaliações e comentários relativos a qualquer número de telefone desconhecido que o contacte. Esta aplicação permite, também, criar uma lista de spam e bloquear números.

Whoscall

A app Whoscall ("Quem Chama") é grátis, não ocupa espaço e não consome bateria. Funciona da mesma forma das anteriores: identifica números e operadoras telefónicas, bloqueia spam e protege os seus SMS de links fraudulentos.

Truecaller

O Truecaller também funciona como site e app. Filtra as chamadas e as mensagens indesejadas. A sua lista de spam é gerida por mais de 250 milhões utilizadores, o que lhe permite beneficiar de uma comunicação segura e eficiente.

Páginas amarelas, brancas e 118

O Páginas Amarelas é o principal diretório de empresas portuguesas, reunindo informação referente à morada e contacto telefónico de uma vastidão de entidades.

O site "Páginas Brancas", tal como o conhecíamos, para particulares, foi desativado em fevereiro de 2020 pela Altice, proprietária da MEO. O endereço eletrónico do serviço foi alterado para a página de pesquisa do site 118 net, que tem como base a lista de clientes da antiga Portugal Telecom, mas também de outros operadores telefónicos. Pode pesquisar por nomes, moradas e telefones. Este serviço só permitirá obter o que pesquisa, como em qualquer outro serviço deste tipo, se a pessoa que procura tiver disponibilizado os seus dados.

Listas telefónicas de operadoras

Não tem acesso à internet e precisa de identificar um número? Use então o seu telefone ou telemóvel e ligue para estes serviços informativos de listas telefónicas:

Lista Telefónica Vodafone

Para aceder à Lista Telefónica da Vodafone ligue 1891. Através deste número conseguirá descobrir o nome de um cliente Vodafone através do número ou o número através do nome (se esse cliente não tiver o seu número como confidencial). Este serviço da Vodafone está disponível todos os dias, 24 horas por dia. Não precisa de ativar o serviço ou instalar qualquer aplicação. Atenção, a chamada é paga.

Lista Telefónica NOS

A possibilidade de descobrir um cliente NOS diretamente nas listas telefónicas da NOS já não é possível, uma vez que o serviço foi desativado em 2018. No entanto, pode fazê-lo através do serviço universal de lista telefónica e serviço de informações através do número 118 (ou online em www.118net.pt), que inclui os dados dos clientes que autorizaram ter os seus dados nessa lista, seja dos serviços fixos ou móveis, e de qualquer operador.

Lista Telefónica Meo 

A lista telefónica da MEO inclui todos os assinantes de serviços telefónicos (fixos e móveis) que tenham autorizado a inclusão dos seus dados na mesma, independentemente do respetivo operador. A MEO suporta o serviço telefónico informativo 118, sendo esta lista disponibilizada anual e gratuitamente, em formato eletrónico, na página www.118net.pt

Nos últimos anos, a MEO, detida pela francesa Altice, e com origem na Portugal Telecom, era a responsável pelo serviço universal de listas telefónicas e informativo 118.

De acordo com a decisão do Governo de abril de 2019, este serviço universal de listas telefónicas deverá sair da esfera da MEO e passar para o regulador, a ANACOM. Lê-se no comunicado que: "A Anacom deverá promover e articular com a Meo–Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., a devolução do número 118, de forma programada, para que não haja um hiato na sua utilização e na sua consignação ao novo serviço sob a responsabilidade da Anacom."

Este comunicado previa ainda que o novo serviço de 118 deveria estar disponível, o mais tardar, dentro dos seis meses subsequentes. No que se refere à página web "118.net", a mesma continuava, em dezembro 2020, com o logotipo da proprietária da MEO, a Altice.

A MEO disponibiliza também o número 1820 para consultar o serviço de Lista Telefónica da MEO. Mas atenção, este serviço da MEO foi já alvo de recomendações de mudança e mesmo de coima por parte da Anacom. Em causa, a falta de informações objetivas e detalhadas, por parte dos seus assistentes, relativamente ao preço das chamadas efetuadas para este número e por tê-lo utilizado como meio de promoção comercial. 

Agora, devidamente avisado, saiba que o serviço inclui o contacto de inúmeros serviços, desde farmácias, hospitais, salas de espetáculos, restaurantes e muito mais. Está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano​​.

Paula Vieira
Paula Vieira

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Atividade profissional desenvolvida em Banca de Investimento, Direção Financeira e Controlo de Gestão. Atualmente, presta assessoria financeira independente.