3 exemplos para escrever recomendação no Linkedin

Saiba como escrever uma recomendação no Linkedin que valorize a pessoa a quem é dirigida e impressione os recrutadores. Veja 3 modelos de recomendação: para colega, funcionário ou chefe. Se escrever uma boa recomendação, o mais provável é receber uma recomendação em troca.

Como aceder ao menu recomendações?

Antes de mais, é importante saber onde tem de aceder para escrever uma recomendação no Linkedin.

Comece por entrar no perfil da pessoa a quem é dirigida a sua recomendação. Por baixo do nome da pessoa, clique em "Mais..." e escolha "Recomendar". É exibida a seguinte caixa:

Linkedin 1

Escolha, de entre as várias opções, o tipo de relacionamento e o cargo que a pessoa que vai recomendar exercia na época em que trabalharam juntos. De seguida, surge o campo onde deve escrever a recomendação. Quando terminar, clique em "Enviar".

O que escrever numa recomendação?

Cada vez mais o Linkedin é utilizado por recrutadores em busca de talentos. E uma das coisas que os recrutadores mais pesquisam são as recomendações, porque ajudam a comprovar a experiência referida no currículo e permitem analisar a postura do candidato em empregos anteriores. Ao fazer uma recomendação, tenha em consideração estes aspetos:

  1. Refira a sua ligação profissional e experiência concreta com a pessoa;
  2. Seja objetivo e não se alongue;
  3. Elogie a pessoa do ponto de vista profissional, não pessoal;
  4. Não exagere, seja honesto;
  5. Evite referir defeitos ou pontos fracos.

Se procura exemplos de cartas de recomendação profissional veja o artigo:

Modelos de recomendação no Linkedin

Inspire-se nos nossos modelos de recomendação e escreva uma recomendação no Linkedin que impressione os recrutadores.

1. Recomendação para um colega

O Jorge é dedicado e resiliente e não se deixa vencer pelas adversidades. Trabalhamos lado a lado numa agência bancária durante 8 anos. O Jorge sempre tratou os clientes com simplicidade e empatia. Destaca-se pela sua capacidade de resolver problemas inesperados e de gerir conflitos entre colegas. Guardo excelentes memórias dos tempos em que trabalhamos juntos e não hesito em recomendar o Jorge para qualquer função no universo bancário ou empresarial.

2. Recomendação para um funcionário

Recordo a Rita por ser extraordinariamente versátil e proativa. Em 2 anos, ascendeu de operadora de caixa a gestora de loja. Tem muita facilidade em aprender e é humilde perante as críticas. Identifica oportunidades de melhoria do serviço e propõe soluções concretas. Destacava-se dos outros funcionários por não se limitar ao cumprimento das suas tarefas e pela sua boa disposição. O sonho de trabalhar no ramo hoteleiro levou-a a procurar outras oportunidades de trabalho, o que respeito e admiro. Recomendo vivamente a Rita e não hesitaria em readmiti-la.

3. Recomendação para um chefe

A Marta é uma líder nata e uma excelente mentora. Foi minha chefe de vendas durante 4 anos. Trabalhar como vendedor é difícil, mas gerir uma equipa de vendas é muito mais. A Marta é resiliente, auto-confiante e está sempre motivada, liderando pelo exemplo. Cria e mantém com facilidade relações de proximidade e confiança com clientes, funcionários e fornecedores, razão pela qual tem uma rede de contatos muito vasta. Sou-lhe muito grata pelos ensinamentos transmitidos e recomendo a Marta para qualquer posição de liderança no setor das vendas.