O uso de telemóvel no local trabalho requer o cumprimento de algumas regras de bom senso, caso não existam já regras internas para a sua utilização no contexto empresarial.

Utilização mínima

Limite a utilização do telemóvel no trabalho. Use-o apenas para atender chamadas. E nas chamadas a atender deve fazer uma triagem: atender somente chamadas importantes. Veja e-mails no telemóvel só em caso de não o conseguir fazer no computador e esperar algo importante.

A utilização mínima é uma medida importante para aumentar a produtividade.

Colocar em silêncio

Não distraia os seus colegas de trabalho com o telemóvel, sobretudo se tiver um toque caricato. Coloque-o em silêncio/vibração à sua frente ou no bolso, onde possa sentir a vibração do telemóvel.

Ativar voice mail

Lembre-se de ativar o serviço de voice mail do telemóvel para as chamadas que não sabe se são importantes ou não.

Local isolado

Para atender uma chamada deve sair do seu posto de trabalho e procurar um local isolado onde possa falar sem distrair os colegas.

Telemóvel na secretária

Deixe ficar o telemóvel na sua secretária. Não o leve para reuniões onde pode distrair as pessoas, interromper conversas e a reunião e onde pode mesmo interferir com os equipamentos. Também é uma falta de respeito estar a brincar com o telemóvel enquanto as outras pessoas falam. Da mesma forma, não o leve para a casa de banho, pois é uma invasão à privacidade das outras pessoas neste espaço e uma situação desagradável para quem está do outro lado da linha.

Conheça mais regras de etiqueta no trabalho.