7 formas de arranjar emprego rápido

Procurar emprego nem sempre é fácil, principalmente quando tem pressa em arranjar trabalho. Damos-lhe algumas ideias sobre o que pode fazer para arranjar emprego rápido.

1. Prove que é bom no que faz

Num mercado altamente competitivo e sem oportunidades de trabalho para todos, o mais é importante para arranjar emprego rápido é provar que é bom no que faz. O blá, blá, blá das entrevistas de emprego não garante trabalho a ninguém.

Pode parecer absurdo quando está cheio de contas por pagar, mas se o empregador precisa de gente, mas não tem uma relação de confiança consigo, pode disponibilizar-se para fazer uma demonstração gratuita do seu trabalho. Ou, numa fase inicial, ter uma parte significativa do seu salário indexada aos resultados.

trabalho rápido

2. Vá preparado para a guerra

Talvez soe a exagero, mas a competição é tanta que tem de carregar todas as suas armas para ganhar esta batalha pelo emprego. Se quer arranjar emprego rápido, prepare esta papelada:

  • Currículo detalhado: apresente um currículo com a descrição das funções executadas no passado, e não apenas com o título da função. Ninguém quer saber o que lhe chamavam, querem saber o que fazia e quão versátil pode ser no exercício de novas funções, e se está disposto a aprender.
  • Portfólio: se tem um trabalho que possa ser demonstrado por imagens, poupe nas palavras e faça um portfólio ilustrado. Não tem de usar esta ferramente apenas nos típicos casos de formação em arquitetura, design, publicidade, marketing ou artes; pode usar um portfólio para outros ofícios como canalização, eletricidade, construção, carpintaria, serralharia ou costura.
  • Cartas de recomendação e referências: o que melhor para conseguir emprego rápido que uma carta de recomendação do seu antigo patrão, de um professor ou formador, ou de um colega de equipa? Também ajuda disponibilizar os contatos telefónicos e emails de algumas pessoas que possam passar referências do seu trabalho, mostrar que é um trabalhador confiável.

3. Aumente o campo de pesquisa

Quem precisa de arranjar emprego rápido não pode dar-se ao luxo de procurar trabalho apenas na sua área de formação. Pode agarrar um trabalho numa área diferente, ao mesmo tempo que continua a procurar na sua área de preferência.

Outra forma de aumentar o alcance da sua pesquisa de trabalho é flexibilizar a modalidade de trabalho. Que tal trabalhar a tempo parcial? Pode ter dois trabalhos diferentes a tempo parcial e ganhar como se trabalhasse a tempo inteiro. Uma forma quase garantida de conseguir emprego rápido é disponibilizar-se para trabalhar por turnos ou em trabalho noturno.

4. Personalize e direcione a candidatura

Um dos erros mais comuns na busca por um trabalho é a não personalização das candidaturas. As empresas gostam de se sentir especiais. Quando enviar um email com o seu currículo, indique o nome da empresa. No parágrafo de apresentação, mostre que tem conhecimento da atividade da empresa e mostre que sabe a que vaga em concreto se está a candidatar.

Se quer arranjar emprego rápido, ao invés de enviar o currículo apenas para o email geral de recrutamento, use o linkedin a seu favor e direcione-o também para as chefias dos departamentos destinados.

5. Ataque em todas as frentes

Não se limite a enviar um currículo, envie 50! A probabilidade de ter uma resposta positiva e de arranjar emprego rápido aumentará exponencialmente. Crie uma lista de sítios onde gostaria de trabalhar e seja metódico. Procurar um emprego é um trabalho a tempo inteiro, não subestime a tarefa.

E que tal dirigir-se pessoalmente aos locais pretendidos e falar cara a cara com quem pode empregá-lo? Mostrará garra e empenho ao futuro empregador.

6. Veja e seja visto

Se tem alguns contatos, esta é a hora de usar e abusar deles. Todas as pessoas que conheçam o seu valor quererão ajudá-lo a arranjar emprego rápido. Há sempre um amigo que conhece um patrão que procura um trabalhador. Às vezes, basta aquela mãozinha para pôr o seu currículo no topo da pilha dos currículos, para que não fique esquecido no meio dos candidatos. 

Não fique em casa a definhar, participe em feiras de emprego ou em eventos de organizações de networking. Saiba como aumentar a sua rede de contactos no artigo:

7. Crie o seu próprio negócio

Uma forma de arranjar emprego rápido é criar o seu próprio negócio. Não tem de depender dos outros para fazer dinheiro, nem tão pouco de ter um trabalho das 9h às 18h e receber um ordenado ao final do mês. Estabeleça-se como trabalhador independente e ofereça os seus serviços a várias empresas, em vez de se focar num só empregador.

Não sabe por onde começar? Leia o artigo: