Se vai mudar de emprego, pode escrever uma carta, um e-mail, uma simples mensagem de despedida e de agradecimento aos colegas de trabalho e até ao seu chefe, ou aos clientes mais próximos.

Conforme os seus objetivos, esta mensagem pode ser mais ou menos longa, mais ou menos formal. O recomendado é que seja sempre uma mensagem positiva, sem ironias ou ressentimentos. Nunca feche uma porta sem um motivo forte.

Esta é aquela mensagem que se envia no penúltimo ou último dia de trabalho, já depois de cumprir com todo o processo legal de saída. Escolha uma ou combine várias:

Carta de despedida do trabalho

Exemplo 1

Olá a todos,

Depois de x anos na (nome da empresa), chegou a hora de uma nova aventura e venho despedir-me. Estou muito entusiasmado(a) e ansioso(a) com o novo desafio, mas também muito triste. Viemos para aqui saídos da faculdade e foram muitos anos juntos. Deixa marcas. Boas. O ambiente maravilhoso, a grande inter-ajuda e a grande aprendizagem com os melhores.

Não vai ser fácil, mas há que virar a página. Sei que seremos amigos para a vida e estaremos sempre aí, uns para os outros, como sempre fizemos ao longo de todos estes anos. Muita adrenalina, stress, lágrimas, mas também muitas alegrias, conquistas e coisas giras que só nós sabíamos fazer.

Muitas saudades! Obrigada a todos por ter feito parte desta equipa fantástica! Sem despedidas :-) Vemo-nos por aí.

Abraços e beijinhos

Nome

Exemplo 2

Olá, boa tarde a todos,

Muitos já saberão, estou de saída. Quero agradecer-vos por tudo o que fizeram por mim durante a minha passagem neste trabalho.

Foi um prazer e uma honra trabalhar nesta Instituição. Sigo para uma nova experiência profissional, faz parte da vida. Começo na nova entidade já no dia x pelo que o meu último dia aqui será amanhã, para as últimas despedidas :-) 

Grande abraço,

Nome

Exemplo 3

Bom dia!

Venho dizer-vos que sairei da (nome da empresa) no dia x, para uma nova etapa. Vou fazer uma pausa e estudar (tirar um MBA / pós-graduação...) em (local).

Agradeço a todos os bons momentos, tudo o que me ensinaram como profissionais e como pessoas. Sem dúvida, uma experiência incrível na minha vida, que ficará para sempre.

Vamos ver-nos, certamente, por aí.

Beijinhos / abraços e muito boa sorte a todos, pessoal e profissional! 

Carta de despedida da empresa com agradecimento

Exemplo 1

Estimado Sr. Dr. (nome) / Estimado Sr. Eng.º (nome) / Caro (nome) / Ex.mo Sr. Dr. (nome) / Ex.mo Sr. Eng.º (nome) / Sr. Dr., / Sr. Eng.º,

Já cumprimos as formalidades da minha despedida, mas permita-me, ainda, expressar o meu agradecimento através desta carta/e-mail, a si em concreto e, em geral, a toda a Empresa que dirige.

Fico para sempre agradecido pela oportunidade que me foi concedida e pela confiança depositada no meu trabalho. Esta passagem foi uma aprendizagem plena, saindo daqui um melhor profissional que muito vai honrar a bandeira desta Empresa.

Agradeço a mestria com que fui sendo motivado nestes anos e a força que, com muita empatia, sempre me transmitiu. 

As grandes empresas fazem-nos crescer e sublinham a nossa ambição pessoal, fazendo-nos sonhar com novos voos. É por esse motivo que saio, mas não esqueço. E estarei sempre disponível para o que precisar.

Deixo os meus votos de muito sucesso para a Empresa e para si, em particular, na sua vida pessoal e profissional.

Atentamente,

Nome

Exemplo 2

Senhores diretores, caros colegas,

Como todos já sabem, hoje é o meu último dia nesta Empresa.

Este é um momento de olhar para trás com saudade e para a frente com determinação e com um sorriso, por ter privado com pessoas tão grandes, que me ajudaram a ser quem sou hoje.

Obrigado aos meus diretores, aos meus colegas de equipa e a todos que fui conhecendo nos corredores desta Empresa ou nas nossas relações de trabalho diárias. Desejo a todos o melhor possível.

Vamos falando e até sempre!

Fiquem com os meus contactos (telefone/e-mail). E enviem-me, por favor, também os vossos.

Obrigado!

Nome

Carta de despedida do trabalho com agradecimento aos colegas

Caros colegas,

Gostaria de vos informar que a partir do dia X já não farei mais parte desta empresa, iniciando um novo desafio profissional no futuro próximo. Aproveito para agradecer todo o apoio e camaradagem neste tempo em que trabalhamos juntos, assim como desejar-vos os melhores sucessos profissionais e pessoais.

Deixo ficar o meu e-mail pessoal: y@z.com, na esperança de que não se perca o contacto.

Atenciosamente,

Nome

Mensagem de despedida do emprego

Exemplo 1

Caros amigos,

Pois é, a partir de dia x já não vou presentear esta empresa com a minha alegre (e por vezes chata) presença. Sei que vão cair lágrimas, ou sorrisos, mas o certo é que a empresa não será mais a mesma. Sei também que com o tempo tudo se supera, e que surgirá alguém melhor do que eu (um dia, eventualmente) para rechear esta magnífica equipa.

Trabalhem muito, mas divirtam-se ao mesmo tempo, como eu me diverti, e fui feliz, nestes tempos por aqui.

Desejo os maiores sucessos profissionais e até à vista! Abraços!

Exemplo 2

Olá pessoal!

Como já tive oportunidade de vos comunicar pessoalmente, vou sair da empresa.

Quero agradecer-vos o apoio, a camaradagem e a amizade. Saio no dia x para uma nova função. Torço para que todos alcancem os maiores sucessos profissionais e pessoais.

Estarei sempre disponível para um café, um copo, já sabem, têm os meus contactos. Foi uma experiência incrível e vão ficar saudades! Vemo-nos por aí, não é uma despedida.

Um abraço!

Carta de despedida para clientes (fornecedores ou outros)

Caro Sr. (...) / Caro Sr. Dr. (...) / Ex.mos Senhores / Caro (...) 

Venho informá-lo (informar-vos) que o dia x será o meu último dia nesta instituição / empresa, já que tomei a decisão de agarrar um novo desafio profissional a partir do próximo mês.

Quero agradecer as excelentes relações que mantivemos ao longo destes anos e deixar os meus contactos para qualquer assunto que entendam necessário.

Do meu lado, quem sabe, não voltaremos ao contacto, sempre que tal se proporcionar, no âmbito das minhas novas funções. A partir de agora, a Sra. / Dra. (ou apenas o nome) / com a função x, que copio neste e-mail, vai substituir-me, pelo que todos os contactos deverão ser-lhe dirigidos.

Muito obrigado e até uma próxima oportunidade. 

Cumprimentos / Com os melhores cumprimentos / Atentamente,

Nome (e contactos)

Consulte ainda as nossas dicas sobre os cuidados a ter nestes e-mails / cartas de despedida do trabalho em E-mail de despedida do trabalho: dicas e exemplos 

E fique com mensagens para comunicar que vai mudar de emprego, ou para desejar sucesso profissional a quem vai sair: Frases de mudança de emprego e 53 frases para desejar sucesso profissional.

Se pensa sair da empresa, antes da despedida, há que cumprir as formalidades legais. Consulte os nossos 6 exemplos de carta de rescisão pelo trabalhador.