O CVV é um código de segurança presente em cartões bancários, sendo solicitado para validar pagamentos. Possivelmente já lhe pediram também o CVC. Explicamos-lhe o que são e para que servem.

O código ou número CVV, Card Verification Value (o "XXX" na ilustração acima), é um código de segurança. É também conhecido por CVC, Card Verification Code. Quando falamos de CVV e CVC falamos do mesmo código. Os nomes dos códigos variam conforme a empresa responsável pelo cartão.

Este código tem 3 dígitos. No VISA chama-se CVV e no Mastercard CVC.

Encontra-se no verso do cartão, após o espaço para assinatura e após um número de 4 dígitos ("1234" da nossa ilustração). Estes 4 dígitos são os últimos 4 algarismos do número do seu cartão que encontra na parte da frente. Em alguns cartões, o seu verso apenas tem o espaço para assinatura e o CVV.

Nos cartões American Express, o código tem 4 dígitos e encontra-se na frente do cartão, à direita e por cima do respetivo número. Na American Express, o código chama-se CID (Card ID).

Para que serve o código CVV

O código CVV (ou CVC, ou CID) é solicitado nas transações efetuadas pela internet. Ao fornecê-lo, está a provar que o cartão é seu, aumentando a sua segurança, e da transação, e reduzindo as fraudes. O código é gerado aleatoriamente por um algoritmo, pelo que vem sempre alterado se pedirmos um novo cartão, ainda que para a mesma conta bancária.

Os códigos CVV também são conhecidos por CSC,  Card Security Code ou por CVV2 . São igualmente CVV, apenas identificam uma forma mais recente de geração destes códigos, que pretende ser ainda mais segura.

Não deve confundir-se o CVV com o PIN (número de identificação pessoal). Nunca forneça este último julgando ser o CVV.  O CVV lê-se no seu cartão.

Se pretender aumentar a segurança do seu cartão de crédito, pode retirar-lhe este código e memorizá-lo. Se não o fizer, não esqueça de pedir imediatamente ao seu banco para bloquear qualquer cartão que tenha perdido ou que lhe tenha sido roubado.