Saldo cativo: o que é e quando ocorre

Saldo cativo é uma expressão associada ao saldo da conta bancária, que significa que existem valores cativos que se encontram reservados pelo banco para garantir a execução de uma operação ainda não terminada. O saldo cativo está indisponível para utilização.

Significado de saldo cativo

O saldo cativo é uma quantia monetária cujo pagamento ainda não foi processado pelo respetivo banco, ficando esse montante cativo até à liquidação da dívida.

Distingue-se do saldo disponível, que representa o dinheiro que tem na sua conta bancária e que resulta da diferença entre o saldo contabilístico e o saldo cativo.

saldo cativo

Quando é que o saldo fica cativo?

Existem várias situações em que a sua conta bancária pode apresentar um saldo cativo. Estas são algumas delas:

1. Operações efetuadas em dia não útil

Esta situação acontece normalmente em compras efetuadas ao fim de semana, onde o dinheiro não é imediatamente descontado, permanecendo então cativo, congelado, durante um ou dois dias, até o descontarem definitivamente da conta bancária.

2. Transferências bancárias entre bancos

Também pode suceder em caso de transferências bancárias entre bancos diferentes. A operação demora 1 ou 2 dias a processar e, entretanto, o saldo da operação fica cativo para evitar a sua utilização antes do final do processamento da transferência.

3. Transações internacionais

Nas transações internacionais o processamento da operação e atualização do seu saldo é ainda mais demorada, razão pela qual poderá ficar com o saldo cativo.

4. Utilização de cartão virtual (MBNet)

Quando se geram cartões virtuais e se efetuam pagamentos com cartões MBNet, é também normal verificar-se uma situação de saldo cativo, dado que o dinheiro não sai imediatamente da conta, ficando em cativo durante alguns dias, até a cobrança ser efetivamente processada e o banco atualizar a informação contabilística.

5. Pagamentos na rede NetPay

Em pagamentos realizados na rede NetPay (que não são imediatos) ou em autorizações de débito, podem-se verificar igualmente situações de saldo cativo.

Saiba mais no artigo: