Como consultar o cadastro no Banco de Portugal

Para descobrir o seu cadastro no Banco de Portugal, bastar ter a senha de autenticação do Portal das Finanças. Consultar o seu mapa de responsabilidades no Banco de Portugal, ou da sua empresa, é bastante simples e está ao alcance de um clique.

Central de Responsabilidades de Crédito

A base de dados que contém informações sobre os créditos contraídos em Portugal é conhecida como a “lista negra” do Banco de Portugal.

O sistema de informação gerido pelo Banco de Portugal chama-se Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), e contém informações positivas (regulares) ou negativas (incumpridoras) das operações de crédito dos portugueses.

Mapa de Responsabilidades de Crédito

A informação que consta do mapa de responsabilidades de crédito é cedida ao Banco de Portugal pelas instituições que concedem os créditos aos particulares e empresas. 

Particulares

Para consultar o seu “cadastro” no Banco de Portugal siga os seguintes passos:

  1. Aceda à página da CRC, no site do Banco de Portugal;
  2. Selecione o período temporal desejado;
  3. Aceite os termos de acesso e carregue em “autenticar e obter mapa”;
  4. Na nova página, faça a autenticação com o cartão de cidadão (o que requer leitor de cartões, software adequado e pin de autenticação) ou com o número de contribuinte e senha de acesso ao Portal das Finanças;
  5. O sistema gera um documento PDF, que é descarregado automaticamente para o seu computador.

Também é possível descobrir online se faz parte da lista de utilizadores de risco do Banco de Portugal. Saiba como no artigo Lista de utilizadores de risco do Banco de Portugal.

Empresas

Tratando-se de uma empresa, e não de um particular, a autenticação é feita somente através das credenciais de acesso ao Portal das Finanças (o n.º de contribuinte e a senha).

Deve-se selecionar a área de "Empresas" seguido de "Central de Responsabilidades de Crédito" (utilize este link direto). 

Pedido presencial

Também pode obter informação sobre o seu historial de crédito diretamente nos balcões de atendimento do Banco de Portugal.

Depois do pedido, obterá um mapa com o historial dos seus créditos correntes e com os nomes das entidades financeiras com que está envolvido. Poderá conhecer, ao pormenor, a sua situação de créditos, os produtos contratados, os prazos, os montantes, os cartões de crédito que possui, as eventuais garantias associadas e declarações de insolvência.

Sair da “lista negra” do Banco de Portugal

Saber como está a situação de crédito é bastante rápido, como se viu. Já sair da “lista negra” do Banco de Portugal é bastante mais complicado, exigindo muito esforço financeiro. Veja o artigo 3 formas de sair da lista negra do Banco de Portugal.

Obtenha mais informações nos artigos Como obter crédito com o nome no Banco de PortugalQuando prescrevem as dívidas ao Bando de Portugal?