Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.

Como fazer uma carta de recomendação

Alguém lhe pediu ajuda e não sabe como fazer uma carta de recomendação? Deixamos-lhes algumas dicas e um exemplo que pode ser útil para ajudar alguém a conseguir um emprego.

Pode ser pedida por um recrutador ou entregue de forma voluntária juntamente com o currículo. Falamos da carta de recomendação, um documento que alguém escreve a descrever as competências, qualidades e capacidades de um candidato.

Elementos a incluir na carta de recomendação

Identificação

Sendo a carta de recomendação habitualmente escrita por alguém com relação profissional direta com o candidato - antigos professores ou ex-entidades empregadoras - esta deve conter desde logo a identificação de quem a redige e a data.

Por falar em identificação, inclua também a do destinatário, se for do seu conhecimento. Caso contrário, dirija-se usando uma saudação formal, como seja “Exmo. Sr. X” ou “Exmo. Dr. X”.

Conteúdo

Da identificação passamos à recomendação em si. É no corpo da carta que vai falar do candidato de forma a ajudá-lo a conquistar a vaga. Sem exageros e sem ser demasiado vago, deve mencionar de forma específica as qualidades profissionais do candidato, os seus pontos fortes e o seu potencial.

A carta de recomendação deve ainda ser clara na definição do período trabalhado ao serviço da empresa que a redige, as funções exercidas, as atividades que executou e qual o desempenho do candidato nessas tarefas.

Antes de terminar, não esqueça de fazer diretamente uma recomendação firme do candidato para as funções a que se está a candidatar.

Forma

Quanto à forma de apresentação da carta de recomendação, esta não deve ser manuscrita, mas antes redigida a computador ou à máquina.

Exemplo de carta de recomendação

“Nome do remetente

Cargo/Empresa

Endereço

Contacto

Data

Exmo. Dr./Sr. X,

Tive o privilégio de trabalhar durante meses com X na empresa X. Estivemos juntos em alguns projetos. Como colega de trabalho, é bom colega, sincero, líder nato, contribui com grandes ideias, apresenta sempre opções/alternativas quando algo corre menos bem.

Tem bastante iniciativa, para novos projetos, tem uma boa dinâmica de trabalho. O seu trabalho árduo tinha sempre frutos, de grandes e justas recompensas. Estou satisfeito/a  por ter tido a oportunidade de trabalhar com ele/a. Ele/a tinha boas relações com todos os colegas e estava sempre pronto/a para ajudar. É uma pessoa muito acessível.

Posso recomendar X fortemente para o cargo que ele/a ambiciona.

Atenciosamente,

(assinatura)”

Este modelo não se aplica à carta que deseja escrever? Pode ainda consultar mais exemplos: