Qualidades a mencionar numa entrevista de emprego

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social

Quando está à procura de emprego, deve preparar-se para responder a várias questões sobre si e sobre o seu desempenho profissional, de forma a sentir-se mais confiante numa situação de entrevista.

Uma das questões que surge com frequência é um pedido para mencionar algumas das suas qualidades. Dentro das suas características, aproveite para enaltecer as que considera mais importantes para o cargo ou função a que se candidata.

Para se inspirar, deixamos aqui algumas sugestões.

Qualidades a mencionar numa entrevista:

1. Honestidade

Uma qualidade essencial. Qualquer potencial empregador pretende contratar um funcionário honesto, de confiança.

2. Espírito de equipa

Ser um team player é sempre uma característica importante, uma vez dificilmente alguém irá trabalhar isolado. Saber trabalhar em equipa e promover um bom ambiente é essencial para potenciar um bom trabalho e um bom ambiente no trabalho.

3. Humildade

A humildade é essencial pois permite o crescimento e desenvolvimento pessoal. É necessário ter humildade para reconhecer que ainda temos muito para aprender.

4. Capacidade técnica

A par da humildade, é também importante ter a capacidade técnica necessária para executar a função para a qual se está a candidatar, e ter a noção do seu valor. Não se acrescenta valor com falsas modéstias.

5. Proatividade

Ser capaz de tomar as rédeas de uma situação e agir de forma a resolver os problemas é uma capacidade interessante para a maioria dos recrutadores, especialmente para lugares com alguma autonomia.

6. Determinação/persistência

É também positivo demonstrar a capacidade de persistir na resolução de um problema, ou na conclusão de um projeto. 

7. Criatividade

A criatividade é uma capacidade útil para ultrapassar vários problemas que possam surgir. A capacidade de analisar os desafios de diferentes perspetivas potenciam também o crescimento, potenciam a inovação.

8. Flexibilidade/capacidade de adaptação

Num mercado de trabalho em constante mudança, a capacidade de adaptação é uma competência também valorizada, e que pode fazer a diferença no prosseguimento da sua candidatura.  

Para qualquer destas qualidades, é importante que se prepare para as demonstrar com exemplos de situações específicas em que as pôs em prática, de forma a demonstrar ao entrevistador que está a ser sincero e de que forma estas características podem funcionar a seu favor.  

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social. Licenciada em Educação Social pelo Instituto Politécnico do Porto.