Se fazem parte do seu perfil características como a inteligência emocional, a integridade, a capacidade de resolução de problemas complexos, a capacidade analítica, a resiliência ou a empatia, elas devem ser enaltecidas numa entrevista de emprego.

Para se inspirar, deixamos aqui uma lista com 15 sugestões de qualidades a mencionar. Veja quais se aplicam no seu caso e reflita sobre como as vai apresentar.

Integridade

Uma qualidade essencial. Qualquer potencial empregador pretende contratar um funcionário honesto, transparente, íntegro. Além disso, mostre credibilidade sendo consistente ao longo da entrevista e fundamente, o mais possível, as suas afirmações dando exemplos de situações que comprovam o que afirma.

Resiliência

Ser persistente e determinado na resolução de problemas, ou na conclusão de um projeto, apesar dos obstáculos, é demonstrativo de resiliência. Nos dias de hoje, em contextos de trabalho altamente mutáveis e desafiadores, a resiliência apresenta-se como uma das características particularmente apreciadas.

A resiliência está relacionada, também, com a flexibilidade e capacidade de adaptação a contextos adversos e/ou de mudança.

Demonstre a sua capacidade de persistência e adaptação com exemplos de situações específicas onde as pôs em prática. Ao fundamentar mostra-se credível. 

Ser positivo

Deve mostrar-se animado e positivo quanto à potencial nova função e ao seu futuro. Quanto a experiências anteriores pode referir o que o fez sair, algo que podia não o estar a preencher totalmente enquanto profissional, mas nunca reclame de anteriores empregadores ou empresas.

Se o fizer na entrevista, o recrutador vai perceber que, no futuro, a empresa a que se candidata agora poderá ser alvo do mesmo tipo de comentários. Isso será um ponto bastante negativo na sua entrevista.

Mostre-se otimista e, acima de tudo, confiante de que é a pessoa certa para trazer valor acrescentado àquela equipa / empresa. 

Boa comunicação

Esta é a primeira oportunidade para deixar uma boa impressão. Ser um bom comunicador é uma qualidade valorizada em qualquer função.

Por isso, seja claro e objetivo quando fala de si, fale olhos nos olhos de forma convicta, transmitindo confiança e credibilidade. Saiba ser, também, um bom ouvinte.

E, atenção à linguagem corporal que vai "falando por si", ao longo da entrevista. Se a entrevista é presencial, passos confiantes quando entra na sala e um aperto de mão firme, fazem parte da linguagem corporal e causam uma primeira boa impressão. 

Depois, seja cordial, esboce um sorriso fácil, seja formal sem parecer que está num colete de forças e mostre uma postura ativa na cadeira (sente-se com os antebraços apoiados na mesa, não se recline). 

Consulte as 10 competências de comunicação para o CV.

Empatia

Fomente a empatia com o entrevistador desde o primeiro momento. A empatia é fundamental em todas as funções e em qualquer ambiente de trabalho, sendo uma das soft skills mais valorizadas.

Não use tom familiar, mas use um tom cordial, amigável, sempre com um sorriso. Mostre-se em sintonia com o entrevistador e evite temas como religião ou política.

Deixe transparecer um interesse verdadeiro pela função e esteja com uma postura formal, mas descontraída, participando de forma amigável nos temas que surjam de "quebra gelo".

Após a entrevista, envie um e-mail formal de agradecimento. Esta será também uma forma de manter o diálogo após a entrevista.

Espírito de equipa

Ser um team player é, quase sempre, uma característica fundamental. Hoje em dia dificilmente alguém irá trabalhar isolado, havendo contacto permanente não só com a equipa direta, como com várias equipas em diferentes níveis da hierarquia.

O espírito de equipa é importante não só para os seus pares, mas também para quando está ao comando. O líder é aquele que sabe comandar, e não mandar, e isso pressupõe que saiba colocar-se no lugar do outro e trabalhar por um objetivo conjunto.

Além de tudo o mais, o espírito de equipa promove sempre um ambiente saudável de trabalho. Demonstre que o tem, com exemplos de tarefas realizadas com sucesso.

Humildade

A humildade na medida certa é positiva. Ou, dito de outra forma, um marketing pessoal bem doseado é perfeito. Isto quer dizer que não se deve inibir de referir as suas conquistas, mas deve fazê-lo não parecendo arrogante ou exibicionista.

Faça-o de forma natural, com alguma humildade, mas não deixando de "passar a mensagem". Falsas modéstias não o vão ajudar num ambiente extremamente concorrencial, como é o do mercado de trabalho.

Lealdade e cultura de organização

Ser leal e "vestir a camisola" da organização são características valorizadas pelo empregador. Afinal será um potencial novo elemento da organização e integrar-se o melhor possível é vantajoso para todos. Mostre que fez a sua pesquisa sobre a organização e que se identifica com os seus valores e a sua cultura. Mostre como será leal a essa cultura, identificando tudo aquilo com que se identifica. São os primeiros passos da "lealdade à camisola" e do orgulho em vesti-la.

Demonstre com situações da sua experiência profissional, em como manter-se leal teve um impacto positivo na sua anterior empresa.

Depois, se estiver em condições de fazer uma seleção, não concorra a organizações que lhe inspirem dúvidas em matéria de valores e de cultura. Se leva este tema a sério, não concorra a entidades em que, à partida, veja com dificuldades a possibilidade de "vestir a camisola" com orgulho, e todos os dias. 

Proatividade e entusiasmo

Ser capaz de tomar as rédeas de uma situação e agir de forma a resolver os problemas, é uma capacidade importante para a maioria dos recrutadores, especialmente para lugares com alguma autonomia. A proatividade mostra entusiasmo pelo trabalho que vai desenvolver. 

Da sua experiência passada, mesmo enquanto estudante, selecione o que possa ilustrar esta característica.

Criatividade 

A criatividade é uma capacidade útil para ultrapassar vários problemas que possam surgir. Se conseguir trabalhar num ambiente que fomenta a inovação, então a sua criatividade poderá ser amplamente valorizada.

É esta capacidade que leva à inovação, se esta for estimulada e levar à concretização. A criatividade tem a ver com o "pensar fora da caixa" sempre que as alternativas mais lineares para resolução de problemas, não podem ser aplicadas.

A criatividade potencia inovação e desenvolvimento. Se esta é uma característica do seu perfil, não hesite em mencioná-la.

Aprendizagem constante

Ser daquelas pessoas que está constantemente à procura de saber mais é uma qualidade a enaltecer. Ser daqueles que acompanha e pesquisa o que se passa no mundo e que tem prazer em investigar tudo o que lhe surge e que desconhece, evidencia que é um curioso, ávido de saber e que não parou no tempo.

Se fez ou faz constantemente formações, ainda que em temas não diretamente relacionados com a função, isso não será importante para a função, mas vai dizer bastante de si. 

Mostre ao recrutador que gosta de progredir na sua aprendizagem e conhecimento e que está, naturalmente, pronto para aumentar os seus conhecimentos com a nova função.

Capacidades técnicas e analíticas

Apesar de todas as soft skills, serem muito valorizadas hoje em dia, é importante, naturalmente, conseguir apresentar experiências e conquistas anteriores que sustentem a sua capacidade técnica para a função. Além disso, um mindset analítico é fundamental para todas as funções que exijam organização, planeamento, priorização de tarefas, gestão de projetos, por exemplo. Um mindset analítico é uma das competências fundamentais nestas áreas, contribuindo decisivamente para um processo eficiente e um resultado eficaz. 

Capacidade de resolução de problemas (complex problem solving)

Demonstre como os problemas complexos são, para si, um desafio e não um obstáculo. Evidencie a sua capacidade de resolução de problemas de forma objetiva e estruturada, lançando mão, sempre que possível, de experiências passadas.

Domínio tecnológico

Pode dominar o office e vários softwares de gestão de experiências profissionais anteriores. Há que referi-lo numa entrevista. Mas, considerando a multiplicidade de ferramentas tecnológicas ao dispor das empresas e de novos softwares de gestão, é bem possível que vá enfrentar uma nova experiência na empresa a que se candidata. Se se sente à vontade em aprender e adaptar-se a novas tecnologias, demonstre-o vivamente. Será fundamental não mostrar receios, mas sim a forte capacidade de adaptação e de aprendizagem.

Inteligência emocional

Esta característica de perfil pessoal tem a ver com a capacidade de gerir as nossas emoções e as de quem está à nossa volta.

Capacidade de auto-controlo, controlo dos demais (equipa, por exemplo) evitando picos de stress, com motivação, persistência, empatia e uma forte relação interpessoal, são qualidades várias que se resumem numa única, bastante falada hoje em dia, a da inteligência emocional.

Na verdade, este perfil abarca qualidades já mencionadas nos pontos anteriores. Trata-se de um conjunto de soft skills que permitem gerir-se a si próprio e gerir uma equipa, sem atitudes impulsivas e de multiplicação de stress nas ocasiões de maior pressão das organizações.

Se possui esta característica deve sublinhá-la. Um profissional calmo, frio, focado e capaz de gerir emoções e sentimentos em momentos de pressão e/ou desafios, será fortemente valorizado. 

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