Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.
Por: João Paulo Moura

Carta de motivação: 3 exemplos a espreitar

Baseie-se nos seguintes exemplos de carta de motivação para escrever a sua carta de motivação para o emprego que tanto deseja. Identifique os seus pontos fortes e aquilo que a empresa procura para saber o que inserir na carta de motivação.  

Exemplo 1

Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a) de Recursos Humanos

Ao ter conhecimento da vossa oferta tomei a liberdade de escrever esta carta de motivação para me candidatar ao cargo de…

Considero ter o perfil ideal para o cargo, visto que primo pelas capacidades de…

Detenho experiência em…, o que será certamente útil para o cargo.

Uma das razões pelas quais me candidato a este emprego é a possibilidade de trabalhar em…uma área do meu interesse e na qual me tenho especializado ao longo dos anos.

Sou um profissional direcionado para os resultados e apaixonado pelo que faço. Não descanso enquanto não cumpro um objetivo traçado.

Em anexo encontra-se o meu currículo e algumas amostras do meu trabalho. Peço apenas uma oportunidade para mostrar o meu valor. Despeço-me na esperança de receber um contacto.

Com os meus melhores cumprimentos

Exemplo 2

Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a) de Recursos Humanos

Escolhi este meio para lhe demonstrar o meu interesse em ocupar o cargo de… e para lhe explicar a razão para considerar a minha candidatura.

Sou um candidato com… anos de experiência em… Já fui responsável por… e detenho elevados conhecimentos em…

Ao longo do meu trajeto profissional desenvolvi competências que considero serem extremamente importantes para o desempenho da função, nomeadamente…

Sou um trabalhador que dá sempre o máximo pela empresa e que encara todos os trabalhos com a mesma importância. Apesar de dizerem que a perfeição não existe, tento alcançar a perfeição no que me é proposto e naquilo a que me proponho fazer.

Estou disponível para um encontro com sua Excelência, de acordo com a sua disponibilidade.

Desde já deixo o meu obrigado pela atenção dispensada.

Cordialmente

Exemplo 3

Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a) de Recursos Humanos

Sou um jovem licenciado em… com uma média de… Completei o meu curso com um estágio em… que finalizei com a nota de… e com a recomendação dos responsáveis pelo estágio.

Ao longo do meu percurso académico consegui desenvolver capacidades de… e consegui superar todos os desafios que me surgiram pela frente.

É com uma grande entusiasmo e motivação que me candidato à vaga aberta em sua prezada empresa, a qual acompanho há muito tempo. Sou uma pessoa com iniciativa e gostaria de o provar, assim como de me apresentar em entrevista, se sua Excelência tiver a oportunidade.  

Atentamente, subscrevo-me com a máxima consideração.

Ainda com dúvidas na hora de escrever a sua carta de motivação? Elimine-as já: