Se vai deixar o seu trabalho, é provável que queira escrever um e-mail de despedida. O e-mail de despedida do trabalho serve para informar os colegas da sua saída, mas também para reconhecer o papel da empresa e da sua equipa no seu crescimento profissional. Saiba o que escrever, em que momento enviar e a quem dirigir o e-mail de despedida.

O que escrever no e-mail de despedida do trabalho?

O e-mail de despedida é, na maioria das vezes, a sua última ação na empresa. Assim sendo, aproveite para mostrar o melhor de si: seja honesto, mas assertivo. Eis a lista do que deve fazer e do que deve evitar:

A fazer:

  • Mencionar brevemente as suas novas funções (mais ou menos, conforme aquilo que pretenda divulgar); 
  • Informar a data concreta da sua saída;
  • Demonstrar gratidão para com colegas e chefia;
  • Indicar os seus contactos pessoais (e-mail e telemóvel, sendo que isto vai depender do grau de intimidade com os seus colegas e do que pretende exatamente fazer);
  • Disponibilizar-se para contactos futuros do interesse da empresa.

A evitar:

  • Confrontar colegas ou a chefia com episódios passados;
  • Discutir questões concretas relacionadas com a sua saída;
  • Denegrir a imagem da empresa;
  • Gabar-se das suas conquistas;
  • Transmitir ressentimentos;
  • Fazer provocações.

Se, apesar destas dicas, ainda lhe faltam ideias sobre o que escrever, veja 3 exemplos de e-mails/cartas de despedida do trabalho no artigo Como escrever uma carta de despedida do trabalho.

Se pretender enviar uma mensagem, então consulte a nossa seleção em Mensagens de mudança de emprego. Pode sempre usá-las em e-mails também.

A quem enviar o e-mail de despedida do trabalho?

Saber a quem vai enviar o e-mail de despedida depende da dimensão da empresa, do modo como interagia e com quem interagia. Há empresas onde o clima é mais informal do que noutras e pode ter mais ou menos à vontade para lhes enviar um e-mail.

Se for uma empresa grande, com vários departamentos, em que apenas tem contacto direto com a sua equipa, não se justifica enviar o e-mail para todos os colaboradores da empresa, uma vez que será recebido por pessoas que nem tão pouco o conhecem.

Se trabalha numa empresa com muitos trabalhadores, pode enviar um e-mail para as chefias, as anteriores e as atuais, se for o caso, e um e-mail para os seus colegas. Pode fazer e-mails separados ou não. Tudo vai depender do seu conforto dentro da empresa e da cultura da mesma.

Se optar por e-mails separados:

  • No e-mail dirigido aos colegas: adote um tom descontraído e use o humor. Agradeça a amizade, boa convivência e solidariedade. Agradeça também tudo o que aprenderam juntos. Tudo vai depender da realidade concreta, do nível de intimidade e do que pretende, ou não, referir. Disponibilize os seus contactos, se for o caso. 
  • No e-mail dirigido às chefias: agradeça a oportunidade de aprendizagem, o voto de confiança e reconheça o papel dos seus mentores. Disponibilize-se para futuros contactos, nunca fechando portas, mesmo que, de momento, não seja do seu interesse. A vida dá muitas voltas e nunca se sabe o que o futuro nos reserva. 

Nunca utilize o e-mail de despedida para avisar os seus superiores que vai deixar o seu emprego.

Isso deverá ser, preferencialmente, comunicado pessoalmente. Depois, respeite o aviso prévio Só depois, no final, último ou penúltimo dia, envie e-mails de despedida. Não esqueça que e-mails / mensagens são comunicações informais. A rescisão segue passos legais.

Consulte Cartas de despedimento: 6 exemplos para rescisão pelo trabalhador.

Tem mesmo de enviar um e-mail de despedida do trabalho?

Se é tímido ou há ressentimentos com as circunstâncias da saída, é provável que não queira escrever um e-mail de despedida. Nesse caso, despeça-se pessoalmente das pessoas mais próximas ou daquelas com quem sempre manteve um bom relacionamento.

De todo o modo, é sempre "melhor sair bem", mesmo em circunstâncias difíceis. É sempre bom assegurar que ninguém terá nada a apontar-lhe. E despedir-se é uma forma simples de consolidar as suas relações profissionais e de mostrar consideração pelos seus colegas e chefia.

Manter uma vasta rede de contactos poderá vir a ser-lhe muito útil. Já para não falar da possibilidade que existe de se cruzar com ex-colegas em projetos futuros.

Quando deve enviar o email de despedida do trabalho?

O momento em que vai enviar o email depende do seu objetivo e do tipo de reação que pretende obter dos seus colegas. Estas são as suas opções:

  • Se quer uma saída discreta, sem perguntas embaraçosas e sem grandes despedidas, pode enviar o e-mail no último dia de trabalho.
  • Para evitar conversas de corredor, antecipe-se aos rumores e envie um e-mail aos seus colegas, logo que tenha formalizado o despedimento junto do empregador. No e-mail, informe os colegas da data definitiva de saída.
  • Se tem cargo de responsabilidade e tem pessoas que reportam a si, informe os seus colegas com antecedência. No e-mail, é necessário indicar quem passará a exercer o seu cargo e a partir de que momento a equipa deve passar a reportar a essa outra pessoa.

Como responder a um e-mail de despedida?

Recebeu um e-mail de despedida e não sabe como responder? Inspire-se com exemplos de felicitação (e de despedida) em Frases para desejar sucesso profissional e Mensagens para mudança de emprego.

E saiba Como se despedir num e-mail sem ser com cumprimentos.

Pode ainda interessar-lhe consultar os nossos exemplos para: