E-mail de despedida do trabalho: dicas e exemplos
Se vai deixar o seu trabalho, é provável que queira escrever um e-mail de despedida. O e-mail de despedida do trabalho serve para informar os colegas da sua saída, mas também para reconhecer o papel da empresa e da sua equipa no seu crescimento profissional. Saiba o que escrever, em que momento enviar e a quem dirigir o e-mail de despedida.
O que escrever no e-mail de despedida do trabalho?
O e-mail de despedida é, na maioria das vezes, a sua última ação na empresa. Assim sendo, aproveite para mostrar o melhor de si: seja honesto, mas assertivo. Eis a lista do que deve fazer e do que deve evitar:
A fazer:
- Mencionar brevemente as suas novas funções (mais ou menos, conforme aquilo que pretenda divulgar);
- Informar a data concreta da sua saída;
- Demonstrar gratidão para com colegas e chefia;
- Indicar os seus contactos pessoais (e-mail e telemóvel, sendo que isto vai depender do grau de intimidade com os seus colegas e do que pretende exatamente fazer);
- Disponibilizar-se para contactos futuros do interesse da empresa.
A evitar:
- Confrontar colegas ou a chefia com episódios passados;
- Discutir questões concretas relacionadas com a sua saída;
- Denegrir a imagem da empresa;
- Gabar-se das suas conquistas;
- Transmitir ressentimentos;
- Fazer provocações.
Se, apesar destas dicas, ainda lhe faltam ideias sobre o que escrever, veja 3 exemplos de e-mails/cartas de despedida do trabalho no artigo Como escrever uma carta de despedida do trabalho.
Se pretender enviar uma mensagem, então consulte a nossa seleção em Mensagens de mudança de emprego. Pode sempre usá-las em e-mails também.
A quem enviar o e-mail de despedida do trabalho?
Saber a quem vai enviar o e-mail de despedida depende da dimensão da empresa, do modo como interagia e com quem interagia. Há empresas onde o clima é mais informal do que noutras e pode ter mais ou menos à vontade para lhes enviar um e-mail.
Se for uma empresa grande, com vários departamentos, em que apenas tem contacto direto com a sua equipa, não se justifica enviar o e-mail para todos os colaboradores da empresa, uma vez que será recebido por pessoas que nem tão pouco o conhecem.
Se trabalha numa empresa com muitos trabalhadores, pode enviar um e-mail para as chefias, as anteriores e as atuais, se for o caso, e um e-mail para os seus colegas. Pode fazer e-mails separados ou não. Tudo vai depender do seu conforto dentro da empresa e da cultura da mesma.
Se optar por e-mails separados:
- No e-mail dirigido aos colegas: adote um tom descontraído e use o humor. Agradeça a amizade, boa convivência e solidariedade. Agradeça também tudo o que aprenderam juntos. Tudo vai depender da realidade concreta, do nível de intimidade e do que pretende, ou não, referir. Disponibilize os seus contactos, se for o caso.
- No e-mail dirigido às chefias: agradeça a oportunidade de aprendizagem, o voto de confiança e reconheça o papel dos seus mentores. Disponibilize-se para futuros contactos, nunca fechando portas, mesmo que, de momento, não seja do seu interesse. A vida dá muitas voltas e nunca se sabe o que o futuro nos reserva.
Nunca utilize o e-mail de despedida para avisar os seus superiores que vai deixar o seu emprego.
Isso deverá ser, preferencialmente, comunicado pessoalmente. Depois, respeite o aviso prévio Só depois, no final, último ou penúltimo dia, envie e-mails de despedida. Não esqueça que e-mails / mensagens são comunicações informais. A rescisão segue passos legais.
Consulte Cartas de despedimento: 6 exemplos para rescisão pelo trabalhador.
Tem mesmo de enviar um e-mail de despedida do trabalho?
Se é tímido ou há ressentimentos com as circunstâncias da saída, é provável que não queira escrever um e-mail de despedida. Nesse caso, despeça-se pessoalmente das pessoas mais próximas ou daquelas com quem sempre manteve um bom relacionamento.
De todo o modo, é sempre "melhor sair bem", mesmo em circunstâncias difíceis. É sempre bom assegurar que ninguém terá nada a apontar-lhe. E despedir-se é uma forma simples de consolidar as suas relações profissionais e de mostrar consideração pelos seus colegas e chefia.
Manter uma vasta rede de contactos poderá vir a ser-lhe muito útil. Já para não falar da possibilidade que existe de se cruzar com ex-colegas em projetos futuros.
Pode interessar-lhe consultar o nosso exemplo de e-mail de despedida.
Quando deve enviar o email de despedida do trabalho?
O momento em que vai enviar o email depende do seu objetivo e do tipo de reação que pretende obter dos seus colegas. Estas são as suas opções:
- Se quer uma saída discreta, sem perguntas embaraçosas e sem grandes despedidas, pode enviar o e-mail no último dia de trabalho.
- Para evitar conversas de corredor, antecipe-se aos rumores e envie um e-mail aos seus colegas, logo que tenha formalizado o despedimento junto do empregador. No e-mail, informe os colegas da data definitiva de saída.
- Se tem cargo de responsabilidade e tem pessoas que reportam a si, informe os seus colegas com antecedência. No e-mail, é necessário indicar quem passará a exercer o seu cargo e a partir de que momento a equipa deve passar a reportar a essa outra pessoa.
Como responder a um e-mail de despedida?
Recebeu um e-mail de despedida e não sabe como responder? Inspire-se com exemplos de felicitação (e de despedida) em Frases para desejar sucesso profissional e Mensagens para mudança de emprego.
E saiba Como se despedir num e-mail sem ser com cumprimentos.
Pode ainda interessar-lhe consultar os nossos exemplos para: