Cashback, traduzindo literalmente, significa "dinheiro de volta". Trata-se de uma recompensa financeira que consiste na devolução de uma percentagem do dinheiro gasto numa compra.

Este benefício pode materializar-se em dinheiro transferido para a sua conta, num saldo (crédito) em cartão para descontar em compras futuras ou num cartão oferta/vale de compras.

Tipos de Cashback

Cashback virtual - valor que fica disponível virtualmente (saldo em cartão) para ser utilizado em compras futuras.

Cashback financeiro - valor em dinheiro que é depositado na sua conta bancária associada a um programa de cashback.

Cashback social - uma percentagem do valor das suas compras que reverte para causas sociais.

Onde encontrar programas de cashback?

Existem programas associados a:

  • Cartões de crédito como Universo, Unibanco, Santander, Revolut, N26, etc.;
  • Cartões de fidelização de lojas, supermercados, marcas como Fnac, Bertrand, TAP, Pingo Doce, etc.;
  • Plataformas online como Megabonus, GoInter, LetyShops, Beruby, etc.;
  • Aplicações (app's) para telemóvel como Revolut, Méliuz, iGraal, etc.;
  • Ações promocionais em loja.

Passo a passo para receber cashback

Plataformas online e app's:

  1. Faça o download da app ou aceda à plataforma online;
  2. Registe-se;
  3. Conheça as parcerias e escolha uma loja/marca;
  4. Ative a recompensa/oferta que lhe interessa;
  5. Inicie a compra através da app ou plataforma online;
  6. Efetue a compra online através da app ou plataforma que está a usar (não use o site da loja ou marca);
  7. Receba a recompensa.

Algumas app's permitem que faça a compra em loja física, tendo depois de resgatar a recompensa na aplicação.

Cartão de crédito com cashback:

  • se for livre basta usá-lo no pagamento das suas compras para ter direito ao valor da recompensa;
  • se for exclusivo tem de usá-lo nas suas compras em estabelecimentos com parceria para ter direito ao valor da recompensa.

Fidelização em lojas

Algumas lojas possuem cartões de fidelização, outras fichas de cliente. Em qualquer dos casos, o primeiro passo é sempre fornecer um conjunto de dados pessoais que o irão identificar como cliente e dar-lhe acesso a vantagens exclusivas.

O passo seguinte é indicar o seu número de cliente, número de telemóvel ou outro dado pessoal sempre que efetuar uma compra para que esta fique associada ao seu registo de cliente no sistema da loja ou marca.

A forma mais comum de receber cashback pela fidelização é através de saldo em cartão ou de cartão de oferta/vale de compras com um valor a descontar numa compra futura.

Algumas lojas oferecem uma percentagem fixa de cashback em cada transação, outras oferecem uma percentagem quando atingir um determinado valor de compras. Podem ainda oferecer um valor se efetuar compras num determinado período de tempo.

Quanto pode ganhar com o cashback?

As taxas de cashback e as condições do serviço variam consoante a entidade. Os exemplos podem dar uma ideia mais concreta de quanto pode ganhar com o cashback.

Exemplo de cashback em cartão de fidelidade

O Pedro aderiu a um cartão de fidelidade de uma marca. Este cartão tem uma anuidade de 10€ e um seguro associado com o custo anual de 1,50€. A taxa de cashback é fixa em 5% mas com aplicação apenas na compra de produtos assinalados. O valor do cashback não tem limite e fica em saldo no cartão após a compra para descontar em transações futuras.

  • Em janeiro o Pedro fez uma compra no valor de 50€ de um produto assinalado. A recompensa foi 2,50€ (50€ x 5%);
  • Em março o Pedro fez outra compra no valor de 30€, sendo que 10€ foram gastos num produto assinalado e 20€ em produtos não assinalados. A recompensa foi 0,50€ (10€ x 5%);
  • Em junho o Pedro aproveitou uma campanha e comprou um produto assinalado que estava em promoção com o valor de 200€. O valor da recompensa foi 10€ (200€ x 5%)
  • E dezembro o Pedro fez compras de Natal e gastou 60€, sendo 50€ em produtos assinalados e 10€ em produtos não assinalados. O valor da recompensa foi 2,50€ (50€ x 5%)

Quanto ganhou o Pedro neste ano?

Cashback recebido = 2,50 + 0,50 + 10 + 2,50 = 15,50€

Custos anuais do cartão = 10 + 1,50 = 11,50€

Ganho anual = 15,50 - 11,50 = 4,00€

Exemplo de cashback em aplicação para telemóvel

A Ana instalou uma app no telemóvel que lhe permite obter cashback de compras em lojas/marcas parceiras. Não existe anuidade nem custos associados. O valor de cashback fica em saldo e só pode ser resgatado para a conta bancária da Ana quando este for superior a 20€. O saldo fica disponível durante 1 ano.

As taxas de cashback são:

  • 1% em marcas de acessórios;
  • 2% em marcas de cosmética;
  • 3% em marcas de vestuário e calçado.

A Ana fez as seguintes compras através da app:

  • 100€ numa marca parceira de pronto a vestir. A recompensa foi 3€ (100€ x 3%);
  • 40€ numa marca parceira de maquilhagem. A recompensa foi 0,80€ (40 x 2%);
  • 60€ numa marca parceira de acessórios. A recompensa foi 0,60€ (60€ x 1%).

Quanto ganhou a Ana?

A Ana recebeu 4,40€ (3 + 0,80 + 0,60) num valor total de 200€ de compras. Mas só irá usufruir se utilizar este valor no prazo de 1 ano. Esta recompensa fica em saldo para usar em compras futuras por ser inferior a 20€.

Exemplo de cashback em cartão de crédito

O João aderiu a um cartão de crédito de uma instituição bancária que lhe dá 2% de cashback em todas as compras que pagar com aquele cartão, sem limite. A anuidade é 20€, tem uma TAEG de 15% e o valor da recompensa é creditado na sua conta.

O João adquiriu um computador portátil no valor de 1.500€ com o cartão e recebeu uma recompensa de 30€ (1.500 x 2%) na sua conta bancária.

Quanto ganhou o João?

1) Se pagou a totalidade do crédito (1.500€) antes do prazo vencer, o João ganhou 10€, ou seja, 30€ de cashback deduzidos de 20€ que pagou pela da anuidade do cartão.

2) Supondo que o João não tinha condições de pagar a totalidade do crédito e decidiu pagar os 1.500€ em 3 parcelas mensais fixas de 500€ (capital + juros) e no 4º mês o restante. A taxa de juro é 15% ao ano, dividindo por 12 dá 1,25% ao mês e o valor a pagar de juros em cada mês é obtido do seguinte modo:

Parcela Capital em dívida Juros Capital pago
Mês 1 1.500,00€ 18,75€ 481,25€
Mês 2 1.018,75€ 12,73€ 487,27€
Mês 3 531,48€ 6,64€ 493,36€
Mês 4 38,12€ 0,47€ 38,12€

Neste caso, o João recebeu 30€ de cashback e pagou 58,59€ (20€ de anuidade + 38,59€ de juros).

Pode ser mais vantajoso usar este sistema em compras de maior valor porque o montante de cashback a receber é mais elevado mas deve ter em atenção se os custos associados compensam. Caso compre a crédito, verifique se tem capacidade para pagar o total em dívida antes do prazo vencer para evitar pagar juros. Quanto mais tempo levar a pagar o crédito maior será o encargo com os juros.

Cuidados a ter com o cashback

Se está a pensar em aderir a este sistema, há alguns aspetos que deve ter em conta:

  • Se aderir a um cartão, verifique sempre se tem anuidade e qual o valor, a TAEG (taxa de juro + comissões + imposto de selo + outras despesas) e se tem algum seguro associado ou outros encargos;
  • Analise as condições do serviço - percentagem de cashback, valor mínimo de compra, valor máximo de reembolso, como é efetuada a devolução do valor;
  • Conheça as parcerias, ou seja, os locais onde pode usufruir do benefício e se são convenientes para as suas necessidades;
  • Compare as ofertas com outras lojas para garantir que a loja que oferece cashback não tem preços mais altos;
  • Verifique se tem um prazo para usar a recompensa;
  • Controle os seus gastos e evite compras desnecessárias para obter mais cashback;
  • Esteja atento às suas transações para garantir que o cashback lhe é corretamente creditado.

O cashback é um estímulo ao consumo e, por muito atrativa que lhe possa parecer a ideia de receber dinheiro de volta com as suas compras, deve ter sempre em atenção o seu orçamento familiar e se efetivamente necessita do que vai comprar.

Pode ser uma boa forma de poupar dinheiro se for utilizado com responsabilidade e os custos não forem superiores ao benefício. É fácil de usar, oferece uma grande diversidade de opções e pode dar-lhe acesso a promoções exclusivas.

A melhor forma de recorrer a este mecanismo é numa compra que já tenha programado há algum tempo ou numa oportunidade de poupança que vá satisfazer uma necessidade concreta. As compras por impulso raramente são um bom negócio.

Se lhe interessam promoções e descontos, consulte os nossos artigos sites de vales de desconto para supermercado e outros e apps para gastar menos no supermercado.

Helena Marques
Helena Marques
Economista e Contabilista Certificada. Exerce atividade na área da Consultoria para os Negócios e a Gestão.