Como ganhar dinheiro extra

Em tempos de crise, aumenta a necessidade de saber como ganhar dinheiro extra. Graças à internet, atualmente são muitas as formas de transformar o seu tempo livre em dinheiro.

13 maneiras de ganhar algum dinheiro extra a considerar

1. Ser cliente mistério

Existem empresas de consultoria de vendas que recrutam clientes mistério, com o objetivo de recolher informações e avaliações sobre as lojas e respetivos serviços prestados. Ao ser cliente mistério, terá de fazer deslocações pontuais a alguns locais de venda, que lhe trarão alguns euros extra.

Conheça o recrutamento de clientes mistério em Portugal.

2. Cozinhar para fora

Se tem jeito para a cozinha e até tem algum tempo livre, poderá começar a confecionar doces e salgados para vender a amigos, vizinhos ou colegas de trabalho. Pode até criar um blog ou página no Facebook, de modo a dar a conhecer os seus serviços.

3. Alugar um quarto

Se a sua casa tem um quarto a mais ou uma divisão à qual não dá particular uso, pense em alugá-la a estudantes universitários. Ao dividir as despesas, estará a ganhar dinheiro sem que para isso tenha de despender do seu tempo. Coloque anúncios nas ruas e na internet.

Esta é uma das formas de fazer dinheiro extra na reforma.

4. Responder a questionários

Para ganhar algum dinheiro extra, pode registar-se em sites de sondagens de mercado, tornando-se colaborador online. Basta responder a alguns questionários e esperar que o seu saldo acumule um determinado valor. Ao referenciar amigos, poderá ainda receber pequenas comissões.

Exemplos de sites de questionários:

5. Fazer tradução e revisão de textos

Se domina alguma língua, para além do português, essa poderá ser uma ferramenta útil na hora de amealhar uns euros extra. São várias as empresas que procuram colaboradores freelancer aptos a traduzir documentos, textos e artigos, ou ainda para os rever.

6. Vender o que não usa

De certeza que em sua casa existem peças de mobiliário, roupas, livros, discos, jogos, quadros e tantos outros objetos que já pouco lhe dizem. Graças à internet, é muito simples converter esses artigos em dinheiro extra. Para tal, anuncie os artigos em sites próprios de vendas, ou em sites de leilões.

Veja como vender produtos online.

7. Fazer figuração

Para ser figurante e aparecer em séries ou programas de televisão, não precisa de ter qualquer talento para a representação. Precisa apenas de estar presente e de seguir as instruções da produção. São várias as agências que fazem castings com a finalidade de encontrar figurantes de todas as idades e estilos.

8. Dar aulas particulares

As aulas particulares (as famosas explicações), continuam a ser uma das formas mais procuradas para ganhar dinheiro extra. Se tem sólidos conhecimentos a respeito de alguma temática, poderá voltar os seus tempos livres para esse tipo de atividade, que é paga à hora.

9. Prestar serviços informáticos

Se os computadores e a internet não têm qualquer mistério para si, faça disso um trunfo e disponibilize os seus serviços, na área que mais lhe interessar. Seja ao nível do suporte técnico ou da prestação de serviços ao nível do design ou da gestão de redes sociais, o que não falta são opções.

10. Ser dog walker

Passear cães e ser pago por isso pode ser a atividade ideal para quem gosta de animais e precisa de ganhar mais algum dinheiro. Para isso, terá apenas de estar disponível nos horários agendados e ser uma boa companhia para os cães dos seus clientes. Tal como as explicações ou a tradução, pode colocar anúncios oferecendo os seus serviços de dog walker em sites como o OLX.

11. Apostar em jogos online

O poker é a opção mais procurada por quem, além de gostar de jogar, pretende ter uma fonte de rendimento extra. Antes de começar a jogar com dinheiro real, convém estar já bastante familiarizado com o jogo e confiante das suas capacidades.

Um exemplo de site de poker online é o Pokerstar.

Também pode tentar a sorte nas apostas desportivas online.

12. Criar um blog

Criar um blog pode ser fácil, mas ter um blog de sucesso, com um tráfego considerável, já requer  empenho. Se ganhar dinheiro extra é o objetivo, o blog terá de ser constantemente alimentado com conteúdos interessantes, para ganhar visibilidade. A partir daí, poderá pensar em inserir publicidade, estabelecer parcerias com empresas e em integrar programas de afiliados.

13. Vender artesanato

Seja na bijutaria ou nas artes decorativas, colocar em prática o seu talento para os trabalhos manuais pode vir a render-lhe algum dinheiro extra no final do mês. Como o mercado encontra-se recetivo a tudo o que seja personalizado e único, pode e deve anunciar os seus produtos de todas as formas possíveis, sem esquecer as redes sociais e os sites de leilões.