Se poupou mil euros veja onde os pode aplicar agora mesmo.

Para decidir onde investir os seus mil euros, deve ter em conta o seu perfil de investidor e se prefere aplicar o seu dinheiro com:

  • Baixo risco - obtém lucros menores mas o investimento tem um elevado grau de segurança;
  • Risco moderado a elevado - pode obter ganhos maiores mas também corre o risco de perdas maiores.

Onde investir 1000 euros com segurança

Se é aquele investidor que valoriza a segurança em detrimento do rendimento, tem várias alternativas para aplicar o seu dinheiro, entre as quais:

Depósito a prazo

Abra uma conta ou reforce a sua conta de poupança a prazo. Algumas instituições bancárias oferecem taxas mais favoráveis a novos clientes, no entanto, tanto para novos clientes como para clientes antigos, as taxas de juro praticadas atualmente pelos bancos nos depósitos são muito baixas.

Plano Poupança Reforma

Se não prevê necessitar do dinheiro num futuro próximo e pretende amealhar para a sua reforma, pode optar por um PPR. Tem a possibilidade de fazer entregas programadas, normalmente com o valor mínimo de 25 euros, e entregas pontuais.

É necessária alguma cautela uma vez que nem todos os PPR são iguais e há no mercado alguns com risco moderado a elevado.

Deve assegurar-se de que o PPR garante o capital e, se garantir também rendimento mínimo, é o ideal para o seu perfil de investidor.

Os Seguros PPR são, por norma, os que mais se enquadram no perfil de investidor adverso ao risco.

Antes de fazer o PPR deve ter em conta a sua idade e o tempo que lhe falta para a reforma para avaliar se é a melhor aplicação para o seu dinheiro, por ser uma solução de médio/longo prazo.

Informe-se de todas as condições: benefícios fiscais, comissões, condições de resgate antecipado, reembolso, entregas mínimas, etc.

Certificados do Tesouro

Se o objetivo é a poupança, os Certificados do Tesouro Poupança Valor transformam os 1.000 euros em 1011 euros ao fim de 7 anos. Não é atrativo em termos de ganho mas é uma aplicação de baixo risco uma vez que o capital investido está totalmente garantido.

O mínimo de subscrição são 1000 euros e a duração são 7 anos. A taxa de juro é fixa e anual, acrescida de um prémio a partir do terceiro ano. Não há capitalização de juros, ou seja, o valor é creditado na conta bancária associada.

Os Certificados do Tesouro Poupança Valor foram criados pela RCM 131-B/2021 de 13 de setembro e podem ser subscritos nos CTT, Espaços Cidadão ou on-line através do serviço AforroNet da IGCP, E.P.E..

Certificados de Aforro

Os certificados de aforro podem render cerca de 100 euros ao fim de 5 anos e 230 euros ao fim de 10 anos. Se quiser colocar os 1000 euros de lado e esperar por juros, esta é uma opção a ter em conta.

Atualmente é possível subscrever Certificados de Aforro da Série F, criada pela Portaria 149-A/2023 de 2 de junho.

O valor mínimo de subscrição são 10 euros e a taxa de juro é composta por uma taxa base (média da Euribor a 3 meses dos 10 dias anteriores à subscrição) e um prémio de permanência. A taxa base não pode ser inferior a 0% nem superior a 2,5%.

A aplicação tem a duração de 15 anos com possibilidade de resgate antecipado a partir da data em que ocorra o primeiro vencimento de juros. Os juros, líquidos de IRS, são capitalizados automaticamente.

Os certificados de aforro ainda proporcionam um rendimento atrativo quando comparados com os depósitos a prazo ou com os certificados do tesouro e têm garantia total de capital, ou seja, a quantia que investir está garantida.

Pagar dívidas

Se tiver, por exemplo, um crédito ao consumo com uma taxa de juro alta, analise as condições de reembolso antecipado e se não tiver uma penalização significativa, pondere usar os 1000 euros para liquidar parcial ou totalmente o empréstimo.

O mesmo se aplica a um saldo num cartão de crédito ou a um plano de prestações numa entidade financeira contraído numa loja para compra de um eletrodoméstico, telemóvel ou outro bem.

Não vai ter retorno visível mas vai libertar o seu orçamento mensal desta prestação e passar a ter mais dinheiro disponível por mês.

Obras em casa

Uma opção para investir os seus 1000 euros é fazer obras de melhoramento em casa.

Telefone hoje mesmo a pedir orçamentos para uma nova pintura de paredes, melhoramentos na cozinha ou casa de banho, etc.

Pode também melhorar a eficiência energética com novas janelas ou isolamento, o que vai traduzir-se mais tarde em poupança de energia. Pode ainda instalar ar condicionado para seu conforto e para aumentar o valor da casa.

Formação

Investir na sua formação pode ser um investimento com retorno. Adquirir novos conhecimentos, competências ou uma especialização podem contribuir para progredir na sua carreira, conseguir novas oportunidades de emprego ou, até, iniciar o seu próprio negócio.

Onde investir 1000 euros para render mais

Investir com o objetivo de ganhos maiores também tem associados riscos maiores.

Se é um investidor que prefere arriscar o capital investido se isso lhe trouxer a possibilidade de maiores ganhos, existem várias soluções para aplicar o seu dinheiro, entre as quais:

Bolsa

Comprar e vender ações pode ser rentável porém, investir na bolsa de valores exige conhecimento dos mercados bolsistas e atenção às suas flutuações. Se é novato, é recomendável recorrer a acompanhamento profissional.

Fundos de Investimento

Os fundos de investimento são instrumentos financeiros constituídos por capitais de vários investidores, convertidos em unidades de participação, e que depois são aplicados e geridos em conjunto por sociedades gestoras.

Os fundos agregam ativos diferentes como ações, obrigações e outros valores mobiliários, constituindo uma oportunidade de diversificar o seu investimento só com uma aplicação.

Existem vários tipos de fundos de investimento: abertos, fechados, de investimento mobiliário, de investimento imobiliário, etc. Deve aconselhar-se junto de uma instituição financeira para escolher o mais adequado ao seu perfil.

Esta forma de investir o seu dinheiro pode proporcionar-lhe ganhos interessantes. Em todo o caso, a maioria dos fundos não garante o capital investido nem garante rendimento.

Por outro lado, também deve ter em conta os encargos e comissões associados a estes instrumentos financeiros, condições de subscrição e resgate, questões fiscais.

Deve sempre consultar o prospeto ou regulamento e as informações fundamentais destinadas aos investidores (IFI) para ficar a conhecer todos os aspetos importantes relacionados com o investimento.

Fundos PPR

Os fundos PPR, por norma, não garantem capital nem remuneração e são geridos por sociedades gestoras que aplicam os capitais investidos em ativos financeiros.

São planos poupança reforma cujo risco pode ir de baixo a alto com ganhos potenciais diferentes. Quanto maior a percentagem de ações, por exemplo, maior a possibilidade de rentabilidade mais elevada mas também maior probabilidade de perdas.

É um investimento que requer o conhecimento do prospeto do fundo, dos ativos financeiros que o suportam e da sua rentabilidade, de todas as condições relacionadas com entregas, resgate e reembolso, comissões e encargos.