O PayPal funciona como um serviço intermediário de compras e vendas. Através do PayPal é possível enviar e receber dinheiro, assim como comprar e vender produtos ou serviços.

Abrir uma conta PayPal: para que serve e como funciona

O PayPal permite-lhe abrir uma conta pessoal ou comercial de forma gratuita. Os dados a fornecer incluem número de telefone, endereço de e-mail, identificação da conta bancária ou de um cartão  bancário que ficarão associados à conta PayPal.

Os dados do utilizador não são transmitidos à outra parte, já que o PayPal funciona como a conta intermédia entre a conta do utilizador e a contraparte na transação.

Para financiar a conta PayPal pode associar-lhe uma conta bancária, um cartão de crédito, um cartão de débito ou um cartão pré-pago (quando disponível). Pode usar os cartões Visa, Mastercard e American Express para fazer ou enviar pagamentos. Em qualquer altura pode associar novos cartões e/ou remover cartões que associou anteriormente.

A conta PayPal não é considerada uma "conta bancária", nem um depósito, nem um investimento. É apenas "dinheiro eletrónico" de acordo com a legislação europeia, pelo que não rende qualquer tipo de juro nem está abrangida por qualquer mecanismo de garantia de depósitos.

O sistema PayPal permite o pagamento de compras online, receber e solicitar pagamentos de transações online, enviar e receber dinheiro a amigos e familiares, fazer compras presenciais e pagar sem recorrer a dinheiro vivo ou cartões bancários, entre outros.

É possível a abertura de contas com perfil pessoal ou empresarial. Com uma conta comercial, pode aceitar-se pagamentos de clientes e enviar-se pedidos de faturação. A PayPal Commerce Platform, disponibiliza serviços destinados a empresas com clientes internacionais.

Pagamentos online através do PayPal: como funcionam? É seguro?

Com uma conta PayPal pode pagar compras online e pode até efetuar um donativo a uma instituição de solidariedade social. Para efetuar o pagamento precisa apenas do e-mail e palavra-passe que associou à conta PayPal.

Quando faz uma compra online basta selecionar o método de pagamento "PayPal" se ele estiver disponível nos meios de pagamento do vendedor. O sistema procede ao débito da conta PayPal do comprador e ao crédito na conta do vendedor.

De acordo com a "Política de Proteção do Comprador do PayPal", se algum artigo que comprou não corresponde à descrição do vendedor, o PayPal poderá fazer o reembolso do valor pago. Se quiser devolver a sua compra, o PayPal poderá reembolsar os custos com o envio de devolução. Estes procedimentos não são garantidos à partida. Estão sujeitos a condições:

  • no prazo de 180 dias após a transação, deve abrir uma "disputa" no "Centro de Resoluções" para tentar resolver a questão diretamente com o vendedor;
  • depois, se nada conseguir, deverá voltar ao "Centro de Resoluções" e transformar a "disputa" numa "reclamação";
  • a situação será analisada e se for considerada "elegível" vai obter o reembolso até ao montante total da compra, além dos custos de envio originais.

Em que situações se recebe o reembolso de uma compra que não corresponde ao previsto?

Quando uma compra não corre bem, por motivos não imputáveis ao comprador, e se apresenta uma reclamação no "Centro de Resoluções" PayPal, a situação é analisada para verificar se é ou não elegível para reembolso. Eis os requisitos:

  • receção de algo diferente da descrição do vendedor;
  • compras danificadas devido ao envio;
  • receção de artigo usado em vez do novo que pagou;
  • peças em falta na encomenda sem informação prévia do vendedor;
  • receção de uma imitação do artigo genuíno que pagou.

Esta é uma das vantagens do PayPal, se a sua reclamação for elegível, o PayPal pode proceder ao seu reembolso. Depois, o conflito é resolvido entre o PayPal e o vendedor, ou seja, sem intervenção do comprador, que já foi ressarcido.

O que é o reembolso dos custos com o envio da devolução?

Se a compra deixou de interessar e pretende devolvê-la, pode vir a beneficiar do reembolso das despesas de envio. O que fazer então:

  • entrar na página de "Ativação do Reembolso de custos de devolução" e ativar o serviço;
  • na página de "Atividade", selecionar o artigo que devolveu e clicar em "Solicitar um reembolso de custos de devolução", nos detalhes da compra;
  • o pedido será analisado e se for considerado elegível, o reembolso poderá ser de até 30 € por cada devolução e podem pedir-se até 12 reembolsos por ano. Para alterar ou consultar um pedido, deve aceder à página de "Reembolsos de custos de devolução".

Como é feita a proteção de dados e transações pelo PayPal?

O PayPal oferece garantias de segurança, designadamente através da proteção contra a fraude e da encriptação de dados. 

De acordo com a empresa, todas as transações são monitorizadas 24 horas por dia e 7 dias por semana, como forma de evitar fraudes, falsificação de e-mails e roubo de identidade. Para além disso, o PayPal refere garantir um sistema de encriptação avançada de todas as transações.

Acresce que ao usar PayPal não tem que fornecer o seu cartão de crédito, por exemplo, em vários sites distintos o que, por si só, é um risco. Os dados que fornece ao PayPal não serão do conhecimento da contraparte. Ao pagar usa diretamente a conta PayPal e não a sua conta bancária ou o seu cartão bancário.

Como solicitar o pagamento de uma dívida através do PayPal

Pode solicitar o dinheiro que emprestou ou o pagamento de um trabalho que realizou, também através do PayPal. Pode incluir-se um lembrete para que o assunto não fique esquecido.

Para receber pagamentos pelo PayPal é necessário fazer um pedido de pagamento. Para isso basta entrar no PayPal, selecionar "Solicitar pagamentos", introduzir o e-mail do destinatário e o montante. Quando o destinatário fizer o pagamento, a pessoa recebe um aviso no e-mail e o dinheiro entra na conta PayPal.

Este dinheiro pode ser utilizado em compras ou então pode ser transferido para a conta bancária pessoal (ao selecionar "Carteira" e "Levantar fundos").

Poderão aplicar-se tarifas nas transações internacionais e as taxas de câmbio do PayPal poderão ser aplicadas nas conversões de moeda.

Pagamentos e recebimentos presenciais pelo PayPal: como fazer e quais os custos associados

É possível com uma conta PayPal pagar as suas compras em qualquer loja aderente, apenas com o telemóvel. Se é vendedor terá apenas que disponibilizar ao cliente o código QR para leitura e pagamento (tem custos associados).

Como funciona o código QR para consumidores e qual o custo associado

Depois de abrir a sua conta PayPal, faça download da aplicação para telemóvel e insira os dados requeridos para a sua ativação. Para beneficiar desta funcionalidade, a PayPal exige que a sua conta tenha boa reputação.

Depois, sempre que pretenda pagar com PayPal numa loja aderente, bastará abrir a aplicação, selecionar "Ler/Pagar Bens e Serviços" para fazer a leitura do código QR, introduzir o valor a pagar e selecionar "Enviar". A confirmação do pagamento surge-lhe no écran do seu telemóvel, mostre-a na caixa para confirmação de que a compra foi paga.

Desde que seja selecionada a opção "Bens e Serviços", esta funcionalidade é gratuita para os consumidores. No entanto, se se tratar de uma transação internacional (fora do país), poderão ser aplicadas tarifas. Além disso, conforme o país, poderá estar ainda sujeito à taxa de câmbio aplicada pelo PayPal (se a moeda da transação for diferente da moeda da sua conta PayPal).

A funcionalidade de pagamento por código QR não beneficia da Política de Proteção do Comprador da PayPal.

Como funciona o código QR para vendedores e qual o custo associado

Tal como os consumidores, o vendedor deverá ter a sua aplicação PayPal. Para fornecer o código QR aos clientes apenas terá que o descarregar na aplicação para a transação respetiva.

Em cada transação, deve ser pedido ao cliente que entre na aplicação PayPal, clique em "Ler" com o telemóvel junto ao código QR do vendedor. Depois, o cliente deve introduzir o valor da compra e clicar em "Enviar". A aplicação gera, depois, uma confirmação automática do pagamento.

Os vendedores pagam 0,9% + 0,10 € por transações acima de 10,00 € e tarifas mais baixas se a transação for inferior a 10,00€ (tarifas sujeitas a alterações).

Enviar e receber dinheiro através do PayPal: o que vai precisar em cada opção

Para pagar aos seus amigos uma quota-parte em determinada despesa, enviar dinheiro a um familiar ou pagar "informalmente" qualquer serviço, basta usar a aplicação PayPal (depois de criar a respetiva conta) ou o seu computador. Quem recebe tem que ter endereço de e-mail.

Como enviar dinheiro por PayPal

Pode pagar a qualquer pessoa que tenha um endereço de e-mail. Na aplicação terá que clicar em "Enviar" e seguir as instruções. No computador siga estes passos: 

  • clique em "Enviar dinheiro";
  • introduza o endereço de e-mail do destinatário e o montante;
  • escolha o motivo do pagamento;
  • clique em "Continuar".
  • reveja o montante, o meio de pagamento e a morada de envio;
  • adicione uma mensagem (opcional) e, em seguida, clique em "Enviar dinheiro". 

O sistema envia um e-mail ao destinatário a informar sobre o pagamento. Se o destinatário não tiver conta PayPal, o PayPal explica como criá-la. Os membros PayPal devem confirmar o respetivo endereço de e-mail antes de o dinheiro ser creditado na respetiva conta PayPal.

Se a conta PayPal de quem paga não tiver dinheiro suficiente, o sistema vai usar o meio de pagamento principal selecionado. O serviço de enviar dinheiro em euros a amigos e familiares, dentro da União Europeia, é gratuito. 

O que é o Xoom?

Pode ainda transferir dinheiro diretamente para amigos e familiares em mais de 100 países, através do serviço Xoom da PayPal . Para isso, deverá previamente Criar uma conta Xoom. Para a criação da conta são utilizadas as credenciais PayPal.

Com o Xoom, poderá:

  • enviar dinheiro para a conta bancária de um destinatário;
  • enviar dinheiro para recolha ou entrega ao domicílio;
  • pagar contas em todo o mundo;
  • carregar um telemóvel pré-pago.

A PayPal garante a receção do dinheiro na conta designada, ou o reembolso da transação na totalidade. A este serviço aplicam-se tarifas específicas PayPal.

A velocidade do serviço de transferência estará sujeito à aprovação do sistema de verificação antifraude do sistema, disponibilidade de fundos da conta do remetente, horário bancário no destino, fuso horário, entre outros.

Como receber dinheiro por PayPal

Para receber dinheiro através do PayPal, alguém deve enviar um pagamento para o seu endereço de e-mail. Se não tem uma conta PayPal, crie uma conta e confirme o seu endereço de e-mail para receber pagamentos. Sempre que alguém lhe enviar um pagamento, é informado por e-mail. Se não tiver conta, o próprio sistema vai ajudá-lo a criar uma.

Por vezes, é necessário aceitar o pagamento antes de aparecer na sua conta PayPal (por exemplo, se foi enviado numa moeda diferente da da sua conta).

E o que é o PayPal.Me?

Esta é outra forma de receber pagamentos via PayPal, mais simples e mais rápida. Neste caso, ninguém terá de saber o seu endereço de e-mail ou número de telemóvel, e nem sequer tem de ter a aplicação PayPal.

Para receber pagamentos por esta via deverá criar um link "PayPal.Me" (por ex. paypal.me/joaopedro) e partilhá-lo com os amigos para receber pagamentos em segundos. Se já tem uma conta PayPal, pode obter esse link aqui, após fazer login: paypal.me.

Esta é também uma opção para quem vende através de redes sociais. Pode obter este link e partilhá-lo com a sua rede (ou via e-mail, sms ou outro) para que os seus clientes lhe paguem rapidamente. Nesse caso, use o nome da empresa no link que vai criar.

Para pagar por esta via, basta clicar no seu link, aceder a PayPal.Me, introduzir o valor e enviar o dinheiro. Este serviço ainda não está disponível em vários países, incluindo o Brasil, México e Argentina.

Quais as tarifas praticadas pelo PayPal?

Em termos de tarifas aplicadas pelo PayPal, eis os principais aspetos a reter:

  • abertura de conta e obtenção de aplicação: sem custos;
  • pagamentos pessoais: envio de dinheiro é gratuito para transferências em euros em Portugal e no Espaço Económico Europeu; o recebimento é gratuito quando não há lugar a conversão de moeda;
  • pagamento de bens e serviços: a compra é gratuita; é aplicável uma tarifa quando recebe dinheiro por bens ou serviços;
  • pagamentos internacionais: é aplicável uma tarifa quando envia ou recebe um pagamento de alguém noutro país.

Conheça as Comissões para Consumidores e as Comissões para Comerciantes aplicadas pelo sistema PayPal.

Veja ainda como criar um cartão virtual para o PayPal.