Por: João Paulo Moura

Como funciona o PayPal Portugal?

O PayPal Portugal funciona como um serviço intermediário de compras e vendas pela internet. Através do PayPal é possível enviar e receber dinheiro, assim como comprar e vender produtos ou serviços.

Abrir uma conta PayPal Portugal

O primeiro passo para perceber o funcionamento do “amigo dos pagamentos” é abrir uma conta no PayPal.

Esta conta fica associada a um endereço de e-mail e a uma conta bancária ou cartão de crédito. É através do e-mail pessoal identificativo da pessoa que se pode solicitar ou fazer pagamentos pelo PayPal.

Como receber pagamentos pelo PayPal

Para receber pagamentos pelo PayPal é necessário fazer um pedido de pagamento. Para isso basta entrar no PayPal, selecionar "solicitar pagamentos", introduzir o e-mail do pagador (ou número de telemóvel) e o montante. Pode-se incluir uma breve nota sobre o pagamento para lembrar o recetor do pedido do que este se refere. Quando o pagador fizer o pagamento, a pessoa recebe um aviso no e-mail e o dinheiro entra na conta PayPal.

Este dinheiro pode ser utilizado em compras ou então pode ser transferido para a conta bancária pessoal (ao selecionar "carteira" e "levantar fundos").

Como fazer pagamentos pelo PayPal

Para comprar algo pelo PayPal num determinado site basta abrir a conta pessoal com o nome do e-mail e a palavra-passe. Não é necessário inserir números de cartões, referências, entidades ou códigos de segurança. Os dados bancários pessoais nunca são transmitidos nas transações.

O sistema PayPal é que procede a um débito da conta PayPal do comprador e a um crédito na conta do recetor da compra.

Para quem enviar dinheiro a alguém pelo PayPal, é necessário abrir a conta pessoal PayPal, clicar em “enviar pagamentos“, inserir o e-mail do destinatário, escolher a forma de pagamento e confirmar o valor.

Veja como criar um cartão virtual para o PayPal.

Quais as taxas do PayPal?

Comprar em euros no PayPal é gratuito, assim como enviar dinheiro.

Nas vendas aplicam-se taxas que vão desde 1,9% + 0,35€ a 3,4% + 0,35€. As taxas descem com o aumento do volume de vendas.

Conheça todos os preços do PayPal.