O valor das moedas antigas depende do seu ano, do número de moedas emitidas, do tipo e material de cunhagem e do seu estado de conservação. Veja como pode saber o valor das moedas que colecionou ou das que encontrou lá em casa, perdidas numa gaveta.

Observe as características da sua moeda e, depois, pesquise-a em fontes diferentes, antes de consultar um especialista (numismata), entrar num leilão ou, sem mais, tentar vender a sua moeda.

Quais as características que influenciam o valor de uma moeda?

Antes de começar a pesquisar por moedas idênticas às suas, saiba quais as características que lhes conferem mais ou menos valor: 

  • número de moedas emitidas;
  • data e período histórico associado;
  • metal de cunhagem;
  • estado de conservação e tipo de cunhagem.

Agora, saiba que:

  • períodos históricos de maior relevância podem valorizar a moeda;
  • número reduzido de moedas emitidas pode tornar a moeda mais rara e, portanto, mais valiosa;
  • o metal influencia naturalmente o valor, quanto mais nobre, maior o valor potencial;
  • erros na cunhagem podem valorizar uma moeda face às demais dessa categoria;
  • o estado de conservação é medido através de uma escala de classificação, melhor conservação, maior valorização;
  • se a moeda possui um acabamento especial, também sujeito a uma escala de classificação, tenderá a ser mais valorizada.

Veja se possui alguma das moedas que lhe indicamos nesta lista As 15 moedas portuguesas mais valiosas e fique a saber mais sobre a classificação dos estados de conservação e tipos de acabamento das moedas.

1. Como saber o valor de uma moeda portuguesa em sites de numismática

Agora que já sabe mais sobre as suas moedas, tente encontrá-las num site de numismática. Encontra online verdadeiros diretórios de moedas antigas com as cotações atuais de moedas portuguesas desde o século XVIII até ao século XXI. Escolhemos estes dois sites e falamos um pouco deles em seguida:

Site Moedas Portuguesas

À entrada do site, encontra 3 opções, devendo seguir a opção Catálogo de Moedas Portuguesas. Desaconselhamos vivamente as secções de Anúncios Classificados e de Gerir a sua Coleção de Moedas. 

Entrando no Catálogo das Moedas Portuguesas, terá duas opções: 

  • Insere os dados da sua moeda nas caixas disponíveis: texto gravado na moeda, ano, valor facial e período da moeda. Para este último, fazendo clique em Monarquia ou República-Escudo pode escolher o período (rei ou república a que pertence a sua moeda) ou República-Euro, onde pode selecionar moeda corrente ou comemorativa e o respetivo valor.
  • Clique na "aba" de "Listas", onde encontra várias listas de moedas e valores, para cada um dos períodos selecionados.

De uma forma ou de outra, com mais ou menos valor, é possível que encontre a sua moeda por aqui, considerando a quantidade de moedas classificadas nesta plataforma.

E para cada moeda, que informação encontra?

Fizemos um teste. Abrimos o dropdown das listas (2.ª opção) e selecionámos "Moedas mais valiosas da República - Escudos". Esta é apenas uma parte (com apenas 3 moedas) da extensa lista que a página nos fornece:

Para cada moeda e respetivo valor facial, é fornecido o metal, o peso, diâmetro, o ano de emissão, a quantidade emitida e um valor (que o site refere ser meramente indicativo) para os respetivos estados de conservação: Bem Conservada - BC, Muito Bem Conservada - MBC e Bela. As moedas classificadas como "Raras" não têm estimativa de valor.

Site LusoNumismatix.

Este site funciona de forma idêntica ao das "Moedas Portuguesas". Na página de entrada, pode escolher pesquisar as moedas da Monarquia (Real), República (Escudo) ou República (Euro):

Se escolher, por exemplo, as moedas da República (Euro), surgem-lhe as várias moedas, selecione a que lhe interessa. Selecionámos a moeda de 2,50 euros e clicámos nas setas azuis.

Surge-nos depois um pequeno resumo da história da moeda e a explicação sobre os graus de conservação apresentados para cada uma. Abaixo encontramos as moedas emitidas por ano. Escolhemos 2008:

Para o nosso exemplo, surgem-nos duas moedas de 2008, uma em cupro-níquel e outra em prata. As cotações são apresentadas para os estados de conservação MBC e PROOF. De acordo com o site, o grau ou estado "PROOF" diz respeito a moedas com o máximo de qualidade dentro das moeda comemorativas. Refere ainda que "são cunhadas sobre discos metálicos especialmente preparados e com cunhos foscados e polidos e apresentam o campo espelhado e os relevos matizados".

Para saber o valor cobrado atualmente no mercado pelas moedas antigas pode consultar ainda os sites Portugal Moedas e Pronumis.

Para um catálogo de notas e moedas da República Portuguesa e ex-colónias pode visitar o site Numisrepublica.

2. Pesquisar o valor de uma moeda em fóruns online

Pode também encontrar catálogos de moedas online em fóruns de numismática, como o Fórum Numismática ou o Numismática Portugal, este último no Facebook.

3. Consultar catálogos anuais de numismática

Todos os anos se publica em Portugal um livro de catálogo com os valores das diversas moedas e notas. Pode procurar este livro nas casas de moedas e de selos ou mesmo online.

Um livro para referência de moedas do mundo inteiro é o Standard Catalog of World Coins, mais conhecido por catálogo Krause. Pode adquiri-lo no ebay, amazon ou FNAC.

Atualmente, pode aceder também ao ebook do Standard Catalog of World Coins 

4. Consultar leilões online

Outra opção para ter uma noção do valor das moedas antigas, é verificar o valor das transações de moedas em condições semelhantes, em sites de leilões.

O que faz a Imprensa Nacional Casa da Moeda?

A INCM é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, resultante da fusão, em 1972, da Imprensa Nacional com a Casa da Moeda. A INCM é herdeira dos mais antigos estabelecimentos industriais do país e, a Casa da Moeda, é talvez o mais antigo estabelecimento fabril do Estado português, com uma laboração contínua desde, pelo menos, o final do século XIII.

A INCM é responsável, entre outros, pela produção de bens e serviços fundamentais ao funcionamento do Estado português. São exemplo os documentos de identificação e viagem, a cunhagem de moeda metálica e a edição de publicações oficiais, como por exemplo, o Diário da República.  

Na área da moeda, a INCM é responsável pela cunhagem de moeda metálica corrente e, com regularidade, também de moeda comemorativa, moedas de coleção, para celebrar eventos e personalidades de reconhecido interesse nacional e internacional, em acabamento normal ou especial.

As moedas de acabamento especial são acompanhadas por um certificado de garantia, que atesta não só o material nobre em que são cunhadas, como o tipo de acabamento especial. Este pode ser classificado como: flor de cunho (FDC), brilhante não circulado (BNC) ou prova numismática (Proof). Pode consultar os valores destas moedas comemorativas (ou adquiri-las) na loja online da INCM.

Finalmente, onde pedir uma avaliação de moeda?

Pode contratar os serviços de numismatas especialistas na avaliação de moedas para averiguar o valor das suas moedas. Faça isso, depois de seguir os passos descritos. Desta forma, já vai com uma ideia de valor e estará mais habilitado para perceber e discutir a avaliação que lhe será proposta.

Pode consultar a lista de avaliadores no site da Imprensa Nacional Casa da Moeda, ou pedir um contacto junto de um negociante de moedas antigas.

Nas lojas de moedas e de antiguidades pode também pedir uma avaliação gratuita das suas moedas.

Se tem notas antigas que já não estão em circulação também as pode vender ou trocar.