Como saber o valor de moedas antigas

Ainda tem moedas de escudos? As moedas antigas portuguesas que guardou podem ser valiosas. Vender moedas é uma oportunidade de ganhar um rendimento extra e de libertar algum espaço em casa. Mas como saber o valor das moedas antigas para fazer uma venda?

1. Consultar sites de numismática

Encontra online verdadeiros diretórios de moedas antigas com preços de moedas portuguesas desde o século XVIII até ao século XXI. São exemplo disso o site Moedas Portuguesas e o site LusoNumismatix.

Para um catálogo de notas e moedas da República Portuguesa e ex-colónias pode visitar o site Numisrepublica.

A nível de fóruns de numismática encontram-se catálogos online em sites como o Fórum Numismática.

Também é possível obter ajuda sobre o preço das moedas em grupos do Facebook de numismática, como por exemplo o Numismática Portugal.

Para saber o valor cobrado atualmente no mercado pelas moedas antigas pode consultar os sites Portugal Moedas e Pronumis.

Como procurar?

Deve procurar o valor das moedas pelo ano de cunho das moedas que possui. Para além do seu ano, a mesma moeda pode variar de valor, consoante o seu estado de conservação e a raridade do seu cunho.

2. Consultar sites de leilões

Outra opção para ter uma noção do valor das moedas antigas é verificar o que pedem por essas mesmas moedas em condições semelhantes em sites de leilões.

3. Consultar catálogos anuais de numismática

Todos os anos se publica em Portugal um livro de catálogo com os valores das diversas moedas e notas. Pode procurar este livro nas casas de moedas e de selos ou mesmo online.

Um livro para referência de moedas do mundo inteiro é o Standard Catalog of World Coins de Krause.

4. Pedir uma avaliação de moeda

Também é possível contratar os serviços de numismatas treinados na avaliação de moedas para averiguar o valor das suas moedas.

Pode consultar a lista de avaliadores no site da Imprensa Nacional Casa da Moeda, ou pedir um contacto junto de um negociante de moedas antigas.

Nas lojas de moedas e de antiguidades pode também pedir uma avaliação gratuita das suas moedas.

Se tem notas antigas que já não estão em circulação também as pode vender ou trocar.