Como responder a um e-mail confirmando a presença na entrevista

Se recebeu um e-mail a convocá-lo para uma entrevista de emprego deve responder a esse e-mail, confirmando a sua presença na entrevista e agradecendo a oportunidade concedida. Seguir a etiqueta, mantendo a formalidade, pode ser um elemento diferenciador no processo de recrutamento.

1. Ler o e-mail com atenção

A primeira coisa a fazer é ler o e-mail recebido com atenção. Podem existir instruções específicas a seguir para confirmar a presença na entrevista. Nesse caso deve seguir as instruções passo a passo.

2. Responder diretamente ao e-mail

Caso não haja indicações para seguir pode responder diretamente ao e-mail recebido, sem apagar o corpo da mensagem e o assunto do e-mail. Escreva a sua resposta sobre o texto do e-mail.

3. Manter o tom do e-mail

O seu discurso deve estar enquadrado com o texto do e-mail. A um texto formal deve-se responder com um texto formal. Comece com palavras como “Caro”, “Prezado” e “Exmo.”

Veja como começar um e-mail formal para uma empresa.

Confirme a sua presença na entrevista na data e na hora referida ou peça para alterar a marcação, caso não lhe seja mesmo possível nessa hora ou dia.

Pode mencionar que fica a aguardar a entrevista ou um novo contacto com entusiasmo. Seja objetivo, não se prolongue na resposta.

4. Agradecer a entrevista

Termine o e-mail a agradecer a oportunidade que lhe está a ser concedida com a realização da entrevista.

Escolha a melhor forma de despedir num e-mail e escreva o seu nome. Pode deixar ficar o seu contacto no final do e-mail.

Uma vez confirmada a presença na entrevista, é altura de preparar a entrevista de emprego.