Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.

10 Truques que o fazem parecer mais competente

As pessoas formam imagens umas das outras numa questão de segundos, para o bem ou para o mal. Mesmo que não seja uma imagem correta, é com essa imagem que uma pessoa fica.

Para parecer mais competente em poucos segundos aos olhos dos outros num contexto profissional pode utilizar simples truques. 

1. Vestir-se adequadamente

O estilo de roupa pesa na perceção de uma pessoa. Vestir-se profissionalmente não só passa uma imagem de cuidado como também de competência.

2. Fazer certos gestos

Um dos truques de linguagem corporal que lhe fazem parecer mais poderoso é juntar as pontas dos dedos das duas mãos, transmitindo confiança, atenção e competência. As pessoas que falam com as mãos também transmitem uma sensação de que estão mais confiantes no que estão a dizer, do que as pessoas que falam com as mãos nos bolsos ou atrás das costas.

competente_cke.jpg

3. Olhar olhos nos olhos

Enquanto quem desvia um olhar parece inseguro de si, quem encara uma pessoa olhos nos olhos aparenta confiança, domínio e competência.

Mesmo quando a mão de cartas é má, um jogador mantém a face inalterável, a chamada “poker face”, para esconder as suas fragilidades.

4. Falar rápido

Também a velocidade do discurso afeta a perceção de uma pessoa. Os vendedores são até famosos pela sua oratória. A Brigham Young University pediu a alunos de 23 universidades para julgarem a competência de pessoas através da voz, sendo que os alunos apontaram as pessoas que falavam mais rápido como as mais competentes.

5. Manter a distância

Manter a distância afetuosa no trabalho pode criar uma imagem de competência. Segundo um estudo de 2009 feito por psicólogos belgas e norte-americanos as pessoas mais calorosas são encaradas como menos competentes. Já quanto menos calorosa for a pessoa, mais competente ela parece.

6. Ser modesto

É necessário não confundir confiança com competência. Nunca se tem competência a mais, mais confiança sim. Exageros de confiança e demonstrações de convencimento levam a erros, a más decisões e à preservação de uma imagem de arrogância, enquanto ser modesto aumenta a estima que os colegas têm pelo trabalhador.

7. Maquilhar-se

As mulheres podem utilizar a maquilhagem como um aliado no trabalho. Um estudo da Universidade de Harvard com 25 mulheres maquilhadas de diferentes formas (nenhuma maquilhagem, pouca, profissional e glamorosa) concluiu que as mulheres mais maquilhadas (maquilhagem glamorosa) eram encaradas como as mais competentes, em oposição às mulheres sem maquilhagem, que eram vistas como as menos competentes.

8. Rapar a cabeça

Já os homens podem rapar o cabelo para parecerem mais dominantes. Esta é pelo menos a ilação que se pode tirar de um estudo da Universidade da Pensilvânia que juntou fotografias do mesmo homem com cabelo e com cabeça rapada, e cujos intervenientes apontaram o homem com cabelo rapado como o mais forte e alto.

9. Pedir conselhos

A não ser que esteja numa posição de chefia, onde é esperado que tome decisões sem grandes dúvidas, não lhe fica mal pedir conselhos.

Os pesquisadores da Harvard Business School sugerem que pedir conselhos faz uma pessoa parecer mais competente. Quem pede um conselho está a validar a experiência e a inteligência do próximo, enquanto quem foi requisitado para o conselho refere o pedinte como mais competente do que quem não o pede.

10. Afastar-se um pouco na fotografia de perfil

Para o perfil do LinkedIn ou para a fotografia do currículo pode utilizar uma imagem onde se encontra a cerca de 1,4 metros de distância, já que os mesmos homens foram considerados num estudo como os mais competentes, confiáveis e atraentes a esta distância.