Crédito consolidado: o que é e como funciona

O crédito consolidado é uma solução personalizada e dirigida a cidadãos que agrega vários créditos num só, de forma a diminuir os encargos financeiros mensais do orçamento familiar. Por norma, no crédito consolidado os prazos de pagamento são alargados, resultando numa diminuição das prestações a pagar.

Existem duas grandes modalidades de crédito consolidado: o crédito consolidado com hipoteca e o crédito consolidado sem hipoteca.

Crédito consolidado com hipoteca

O crédito consolidado com hipoteca é a modalidade mais praticada e tem por base um crédito hipotecário. Por norma, o investidor contrai uma segunda hipoteca sobre o imóvel, ficando este como garantia do crédito consolidado. A entidade que fornece o crédito consolidado tem assim direito a ficar com o imóvel no caso de se verificar incumprimento do contrato de crédito.

Crédito consolidado sem hipoteca

No crédito consolidado sem hipoteca não existe a necessidade de ter ou dar um imóvel para fazer a consolidação dos créditos. Esta modalidade de crédito consolidado é difícil de obter e normalmente os proponentes com incidentes ou prestações de créditos em atraso veem o pedido rejeitado na hora.

Ele não oferece condições tão favoráveis quanto a modalidade de crédito consolidado com hipoteca. É um crédito com maior risco associado para o banco, o que se traduz num prazo de pagamento mais curto e em prestações de valor superior.

Conheça as vantagens e desvantagens do crédito consolidado

Se está interessado neste tipo de solução pode conhecer as respostas às várias questões sobre o crédito consolidado e fazer uma simulação de crédito consolidado