Por: João Paulo Moura

11 Técnicas de recrutamento e seleção

Existem diferentes técnicas de recrutamento e seleção à disposição da empresa. Estas técnicas são métodos pelos quais a empresa divulga uma oportunidade de trabalho junto dos candidatos ou das entidades de recursos humanos. Cada uma destas estratégias de recrutamento apresenta as suas especificidades.

1. Divulgação em jornais

A técnica tradicional de recrutamento é a publicação de anúncios em jornais locais ou nacionais. Esta estratégia, útil para chegar a diversos públicos, pode alcançar muitos candidatos, mas ainda apresenta os seus custos.

2. Divulgação na internet

Já a divulgação de anúncios de emprego na internet, nos variados sites de emprego, não apresenta tantos custos e é aconselhada para chegar ao público trabalhador mais jovem e atento às tecnologias.

3. Utilização das redes sociais

Cada vez mais empresas utilizam as redes sociais para encontrar colaboradores. Ao colocar um anúncio do Facebook ou no LinkedIn da empresa, a empresa garante que será contactada por quem realmente a segue e a conhece.

4. Arquivo de currículos

Seja nos currículos entregues diretamente na empresa ou nos currículos recebidos pela internet por candidatura espontânea, a empresa tem sempre à disposição um leque de candidatos potenciais para o trabalho. Porém, os currículos entregues há muito tempo são de evitar, pois poderão ter ocorrido muitas alterações, entretanto.

5. Contratação de funcionário interno

Por vezes, uma vaga de emprego nem chega a ser publicitada, recorrendo-se ao recrutamento interno para a preencher. Um colaborador da empresa pode colmatar a vaga, procedendo-se à reestruturação dos cargos internamente.

6. Indicação do funcionário

Caso não seja o próprio funcionário a preencher a vaga, este pode fazer uma recomendação profissional de um trabalhador seu conhecido que detenha o perfil desejado, sem haver a necessidade de divulgar a vaga.

7. Agências de recrutamento

As agências de recrutamento e seleção apresentam ofertas de emprego para diversas atividades profissionais. Nestas empresas trabalha-se geralmente em regime de outsourcing, com o trabalhador a exercer funções para uma determinada empresa mas com o seu salário a ser pago pela empresa de recrutamento e seleção.

8. Contacto com universidades

Ao estabelecer contactos com as universidades, as empresas conseguem chegar mais facilmente aos recém-licenciados ou aos alunos finalistas, quando o objetivo é contratar jovens trabalhadores ou jovens estagiários.

9. Contactos com sindicatos ou associações da classe

Da mesma forma, os trabalhadores de uma determinada categoria são facilmente encontrados pelo contacto direto com a organização que representa e gere essa categoria de trabalhadores.

10. Contacto com o Centro de Emprego

Outro método de recrutamento é o contacto com o IEFP pelo envio de um perfil desejado para o trabalhador e da descrição da oferta, cabendo a esta instituição encaminhar os candidatos que se enquadrem nesses requisitos para a empresa.

11. Afixação pública

A afixação de anúncios de emprego pode ser realizada diretamente na portaria da empresa, em painel de anúncios dos hipermercados, na junta de freguesia, entre outros locais públicos.

Como fazer a seleção?

Uma vez selecionados os candidatos, podem ser utilizadas diferentes técnicas de seleção:

  • Entrevista pessoal
  • Prova de conhecimentos ou capacidades
  • Testes psicológicos
  • Testes de personalidade
  • Técnicas de simulação