Como utilizar a técnica STAR na entrevista de emprego
Aplique a técnica STAR na próxima entrevista de emprego para brilhar como uma estrela e obter um resultado diferente do habitual (pela positiva).
A empresa de recrutamento Michael Page International garante que os candidatos de emprego que utilizam esta técnica em entrevista têm uma taxa de sucesso 50% superior à dos candidatos que a ignoram.
STAR: Situação, Tarefa, Ação, Resultado
A técnica STAR consiste em responder de forma completa ao entrevistador de emprego, tendo em conta quatro requisitos na resposta: a situação, a tarefa, a ação e o resultado.
Com a resposta STAR o candidato consegue fornecer um exemplo de desempenho positivo no trabalho, contextualizando as suas competências pessoais no ambiente de trabalho e provando o seu valor ao entrevistador.
Pense na pergunta que lhe é feita em entrevista de emprego e tente responder com os quatro requisitos desta técnica. Um exemplo é a pergunta “como você lida com conflitos no local de trabalho?”.
1. Situação
Comece por descrever uma situação vivida por si no passado. Neste caso uma situação onde esteve envolvido num conflito com os colegas de trabalho. Dê detalhes da situação, mas evitando referir os nomes das pessoas envolvidas, para garantir confidencialidade e passar uma imagem profissional.
2. Tarefa
Descreva e explore a tarefa ou tarefas que tinha de realizar, concretamente com a pessoa envolvida no conflito, falando de prazos de entrega de trabalhos, de objetivos a alcançar, das funções individuais, dos problemas de comunicação, etc.
3. Ação
Neste passo tem de referir a ação ou ações que tomou para resolver o problema, e como chegou a esse curso de ação, explicando o que lhe fez tomar essa decisão e não outras. Neste exemplo de conflitos internos pode mencionar que começou por identificar as causas do conflito e que partiu para a resolução do conflito através de concessões mútuas.
4. Resultado
Fale, por fim, no resultado ou nos resultados obtidos com a ação tomada. Além de fazer uma conclusão da história, fale sobre o feedback recebido, sobre o que aprendeu com a experiência e quantifique os resultados obtidos. Diga, por exemplo, que a ação causou um impacto positivo num curto espaço de tempo: que em dois meses melhoraram o trabalho em equipa e conseguiram um aumento de 10% das vendas.
Esta técnica é indispensável nas entrevistas comportamentais.