9 sites confiáveis de compras online internacionais

Conhecer sites confiáveis de compras online internacionais é meio caminho andado para ter uma boa experiência como consumidor. Consulte a nossa lista de sites de compras confiáveis, com informação sobre a origem do site e tipos de produtos comercializados.

1. Amazon

A Amazon é uma empresa americana que atua na área das compras online. Está estabelecida no mercado há muitos anos e detém um dos maiores e mais confiáveis sites de compras online do mundo. Destaque-se pela rapidez de entrega e pelo catálogo variado de produtos. 

Nem todos os artigos comercializados no site podem ser enviados para Portugal. Para evitar este inconveniente e poupar nas despesas de envio, os utilizadores portugueses devem efetuar a pesquisa no site amazon.es, da Amazon Espanha. 

amazon

2. Aliexpress

O Aliexpress é o gigante chinês das compras online internacionais. Se compra a partir de Portugal, aceda a aliexpress.co.pt. Dentro do site vai poder encontrar uma grande variedade de produtos, mas não é o Aliexpress que os vende. O Aliexpress liga os comerciantes dos artigos divulgados no site aos consumidores.

Pode fazer pesquisa por artigo ou por loja, se já sabe a que vendedor quer comprar. Alguns vendedores do Aliexpress são mais confiáveis do que outros, razão pela qual deve estar muito atento às críticas dos produtos que pesquisar. No Aliexpress os consumidores têm por hábito comentar o artigo adquirido, carregando fotos do produto recebido.

aliexpress

3. Ebay

O Ebay funciona como o Aliexpress, site que o destronou. O ebay.com é um agregador de comerciantes, que utilizam o site para vender os seus produtos ao consumido final. Tal como no Aliexpress, o importante ao fazer compras através do Ebay é saber se o vendedor é confiável. 

O Ebay disponibiliza um site e uma aplicação móvel totalmente em português, o que facilita na hora de fazer compras online. É possível comprar a preço fixo ou através de leilão. Para além de artigos novos, de todas as categorias, o Ebay comercializa, ainda, produtos insólitos e artigos de coleção, como uma camisola autografada pelo Cristiano Ronaldo.

ebay cr7

4. Deal Extreme

O Deal Extreme, também conhecido como DX, é um site de compras online internacional que vende produtos diretamente aos clientes, sem interferência de vendedores (não é um agregador).

O site dx.com/pt/ conquistou a confiança dos compradores de tecnologia e gadgets, área em que se destaca. Também comercializa artigos desportivos, bricolage e jardim, acessórios para veículos, vestuário, entre outros.

O DX é um site confiável, uma vez que assume responsabilidade pelos produtos que disponibiliza à sua clientela. Os preços praticados são muito competitivos, vale a pena pesquisar e comparar o preço a pagar pelo seu próximo telemóvel ou computador.

deal extreme

5. Asos

Esta plataforma britânica destina-se exclusivamente à venda de roupa, calçado e acessórios de moda. O site asos.com vende marca própria e outras marcas. Os preços são apelativos e a variedade de artigos é muito vasta. A Asos pratica preços baixos e faz muitas promoções, basta estar atento para fazer as suas compras online a baixo custo.

O site inclui um separador "Inspiration" com dicas de moda e conselhos sobre como tirar o máximo de proveito dos produtos vendidos. No "Marketplace" pode explorar novas marcas, artigos vintage e roupas personalizadas.

asos roupa

6. GearBest

Mais um site chinês a dar cartas no campo das compras online internacionais. O pt.gearbest.com é confiável, mas sofre do mesmo mal dos outros sites chineses: as encomendas demoram muito tempo a chegar. Atua no mesmo nicho de mercado do Deal Extreme, ou seja, na venda de produtos tecnológicos.

No GearBest compra artigos originais, de qualidade e com garantia. Na secção de "Venda Flash" encontra artigos a metade do preço de mercado, apenas disponíveis durante um curto período de tempo. 

gearbest

7. Alibaba

Á semelhança do Aliexpress e do Ebay, o Alibaba é um agregador de vendedores. Significa que o nível de confiança que pode ter no site depende apenas do fornecedor a quem pensa comprar artigos. Em portuguese.alibaba.com encontra alguns produtos que não vê noutros sites, como materiais de construção e maquinaria pesada. 

A grande vantagem do Alibaba é que segrega os vendedores que operam na plataforma através de três filtros: "Trade Assurance" (fornecedor com seguro), "Gold Supplier" (vendedores de ouro) e "Assessed Suplier" (vendedores com avaliações positivas). Cada vendedor é, ainda, alvo do "Transaction level", uma escala de avaliação que se baseia no número de transações efetuadas. Se estiver atento a estas características dos vendedores, as suas compras online não têm como dar errado.

alibaba

8. Etsy

Etsy é mais um site de compras online que funciona como um agregador de vendedores. Contudo, os artigos vendidos na plataforma etsy.com destacam-se pela sua singularidade, uma vez que esta loja online funciona como uma grande montra de jóias, roupa, decoração, artigos de festa, obras de arte e artesanato. 

Antes de comprar o artigo personalizado pelo qual se apaixonou, verifique se o vendedor disponibiliza dados de contacto e não se iniba de pedir informações detalhadas sobre o produto e condições de envio.

etsy site

9. Farfetch

Por último, damos destaque a um site português de compras online confiável: farfetch.com/pt. Farfetch é uma loja de artigos de luxo, internacionalmente reconhecida, que movimenta milhões de euros em roupas, malas, sapatos e acessórios de moda.

Bem sabemos que não é para qualquer carteira, mas se decidir comprar neste site não tem nada que temer. A Farfetch tem uma boa reputação no que respeita à relação que estabelece com os seus clientes na resolução de problemas e distingue-se pela rapidez com que entrega as encomendas. 

farfetch

Erros a evitar nas compras online

Fazer compras online tem muitas vantagens, mas também envolve riscos. Mesmo em sites de compras internacionais confiáveis, pode ver-se envolvido numa destas situações:

  • O artigo não corresponde à descrição;
  • O material não é de qualidade;
  • Pagou e nunca recebeu;
  • Dificuldade na troca e devolução do artigo comprado online;
  • Demora excessiva no reembolso do dinheiro;
  • Erros no envio do produto.

Algumas destas questões saem fora do seu controlo, mas outras podem ser evitadas:

 

Trocas e devoluções de compras online

As compras efetuadas à distância, quer seja através da internet ou do telefone, beneficiam de um regime muito favorável para o consumidor, que lhe permite devolver o produto caso se arrependa do que comprou. Conheça os seus direitos no artigo: