Por: João Paulo Moura

11 sinais de que tem inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional no trabalho é uma soft skill cada vez mais apreciada. Uma pessoa com inteligência emocional conhece-se a si própria e aos outros, sabendo tomar decisões acertadas e trabalhar em equipa em prol da empresa.

De acordo com uma pesquisa da TalentSmart, o quociente emocional (QE) pode até ser mais determinante para o sucesso do que quociente de inteligência (QI).

Será que você é uma delas? Estas pessoas dotadas de alta inteligência emocional apresentam traços característicos que as distinguem das restantes no contexto de trabalho.

1. Você sabe quais são as suas fraquezas e qualidades

Nota-se inteligência emocional nas pessoas que analisam as suas forças e fraquezas e que trabalham dentro desse cenário. É uma consciência que permite tirar partido das forças e que ao mesmo tempo impede que as fraquezas travem um trabalhador.

2. Você sabe dizer não

Saber as suas limitações e o seu lugar, assim como saber ler as situações, é o um traço característico das pessoas com inteligência emocional, que assim sabem dizer não quando é necessário (aos outros e a si mesmo). Chama-se autocontrole.

Um estudo da Universidade da Califórnia concluiu que quanto mais dificuldade se tem em dizer não, mais se sofre stress, fadiga e depressão.

Aprenda a dizer não no trabalho.

3. Você consegue dominar as suas emoções

Requer esforço, sair de si mesmo e ser racional perante as situações mais complicadas, mas as pessoas inteligentes emocionalmente conseguem controlar as emoções no meio do stress do quotidiano.

4. Você percebe as emoções e o carácter das outras pessoas

Mais do que perceber as próprias emoções, estas pessoas conseguem ler as emoções dos outros, percebendo o que elas estão a passar. Elas sabem ler uma pessoa, o que as motiva, o que elas são, etc., e raramente falham nas suas leituras.

5. Você não se ofende nem guarda rancores

Se você se conhece bem e é confiante de si mesmo, então torna-se difícil ser afetado pelos outros. Você tem uma mente aberta e brinca com as suas próprias falhas.

Guardar emoções negativas como rancores equivale a guardar e a aumentar o stress existente, o que deve ser evitado a todo o custo.  

6. Você consegue desligar-se das pessoas tóxicas

Não faltam pessoas tóxicas no ambiente de trabalho. Para lidar com elas é necessário usar a racionalidade e não a emoção. É precisamente isto que as pessoas com alto QE fazem.

7. Você sabe ouvir e prestar atenção

Se você não se deixa distrair facilmente e presta atenção ao que os outros dizem, você retém informação e fica mais perto de cumprir com os seus objetivos.

Aprenda com os grandes ouvintes.

8. Você pensa nos outros

Tem curiosidade em conhecer os que o rodeiam? Então você partilha duas características típicas das pessoas emocionalmente inteligentes: a curiosidade e a empatia.

Você descobre que uma pessoa gosta de um escritor e passado algum tempo empresta-lhe um livro desse autor, porque pensa constantemente nos outros e cria ligações facilmente com eles.

9. Você abraça a mudança

Flexibilidade é outra característica a destacar, nomeadamente a capacidade de adaptar-se às situações e de não se deixar paralisar pelo medo de mudar.

10. Você afasta-se dos seus erros

As pessoas de alto QE distanciam-se dos seus erros, mas sem os esquecer. O que elas fazem é não deixar que um erro as martirize eternamente, aprendendo com os erros.

Veja o que as pessoas mentalmente fortes não fazem.

11. Você consegue desligar-se

Outro sinal de inteligência emocional é saber desligar-se do stress do trabalho e aproveitar o momento. Trabalhar mais do que 8 horas por dia e estar sempre disponível para os outros é sobrecarregar a mente de preocupações. Lembre-se que mesmo um simples e-mail recebido pode alterar a cadeia de pensamento e a disposição. Aproveite os seus tempos livres. Descanse. Faça aquilo que gosta.