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Por: João Paulo Moura

8 Sinais de que está a fazer um bom trabalho (mesmo que o patrão não lho diga)

Não pense que o seu contributo é invisível para o seu chefe. Mesmo que não receba feedback por parte da chefia, o seu trabalho pode estar a ser muito apreciado por ela.

O que acontece muitas vezes é o trabalhador atingir um determinado nível de autonomia dentro da empresa, onde os elogios se tornam redundantes. Não confunda conforto com estagnação. Nem silêncio com desconsideração. Se observar estes sinais é porque o seu trabalho é respeitado e apreciado, mesmo sem receber palavras carinhosas.

1. Planear o próprio trabalho

Tem liberdade para planear e para fazer o seu trabalho? Não é controlado constantemente ao pormenor? É sinal que já atingiu um patamar elevado no trabalho, onde a chefia confia na sua capacidade de trabalho, na sua autonomia e na sua tomada de decisões.

2. Obter feedback dos clientes

Um trabalhador trabalha para o cliente final, não para o seu chefe. Um chefe pode não dizer diretamente ao trabalhador que ele está a fazer um grande trabalho, mas se os próprios clientes dão um feedback positivo ao trabalhador, é sinal de que o trabalho dele está a ser reconhecido por quem interessa. 

3. Obter mais feedback em geral

Mesmo que não obtenha feedback positivo, o simples facto de receber mais contactos por parte de clientes, parceiros, fornecedores ou interessados é um indício de que o trabalho está a crescer e a merecer mais atenção. 

4. Não receber queixas

Em vez de negativo, o silêncio pode ser entendido como positivo. Isto é, quando algo não está mal, não se fala, não se repreende, não se muda. O chefe silencioso não diz nada porque não há necessidade. Em fórmula de sucesso não se mexe. Um cliente também não se queixa porque em princípio foi bem atendido e ficou satisfeito. Obter algum feedback positivo é assim sempre mais difícil do que receber um feedback negativo.  

5. Receber pedidos dos colegas

Se os colegas de trabalho recorrem à sua ajuda para uma determinada tarefa é porque confiam na sua experiência e no seu saber. Você já tem autoridade naquilo que faz e pode iluminar os outros no caminho a percorrer.

6. Ser direcionado pelo próprio patrão

Se é o próprio chefe que encaminha os colegas de trabalho ou as tarefas para si, é porque ele confia na sua capacidade de resolver uma situação. Não é preciso dizer mais nada.

7. Ser questionado antes das decisões

Perguntam-lhe a sua opinião antes de se tomar decisões? Isso acontece porque o seu trabalho fala por si, porque o seu contributo dentro da empresa é apreciado e reconhecido.

8. Representar a empresa

Um representante da empresa no exterior é uma bandeira da empresa. Ser escolhido como um símbolo é sempre uma honra, bem mais prestigiante do que receber um simples elogio.