Se tem casa ou quer comprar casa, utilize um destes simuladores de IMI para saber quanto vai pagar. Descubra se deve pedir uma reavaliação do imóvel para baixar o IMI. Explicamos-lhe, passo a passo, que simuladores deve consultar e como utilizá-los.

Simulador de IMI da Pordata

O Simulador da Pordata é simples e imediato. A partir do valor patrimonial tributário do imóvel, concelho do imóvel, tipo de imóvel (rústico ou urbano) e n.º de filhos, obtém o valor anual de IMI a pagar:

Encontra o VPT (valor patrimonial tributário) na caderneta do imóvel.

Se o imóvel já está registado nas Finanças e já pagou IMI, e apenas quer testar o valor, o VPT está na nota de liquidação do IMI que recebe da Autoridade Tributária. Encontra-o também na descrição dos imóveis que compõem o seu património no Portal das Finanças.

Tenha ainda em consideração que a inclusão do n.º de filhos no simulador, se deve às deduções concedidas por alguns concelhos (o designado "IMI Familiar"). As deduções ao IMI variam entre 20 euros (para 1 filho), 40 euros (2 filhos) e 70 euros (para 3 ou mais filhos), conforme as autarquias que as concedem (não são todas).

E ainda, se, por acaso, o imóvel cujo valor quer testar, tem uma parte do seu valor isento (ver nota de liquidação do IMI), deve inserir no simulador o valor patrimonial tributário já abatido do valor da isenção.

A PORDATA é uma base de dados credível, organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Simulador de IMI do Portal das Finanças

Este é um simulador menos "amigável" mas que, por outro lado, nos permite obter outro tipo de informação. É o simulador da Autoridade Tributária.

Através dele é possível calcular o VPT atual de um imóvel. E este é o 1.º passo para se perceber se pagamos IMI a mais.

1. Aceda ao simulador ZonamentoPF:

  • É exibido um mapa com uma barra de pesquisa: introduza a morada do imóvel.
  • Clique no imóvel pretendido: são-lhe exibidos os vários coeficientes de localização na zona.
  • Em função do tipo de imóvel, selecione a linha respetiva (por exemplo, para habitação, selecione a linha respetiva; no nosso exemplo abaixo, o coeficiente de localização seria 3,5):

Simulador IMI 1

Se colocar exatamente o seu código postal, diz-lhe de imediato o seu coeficiente de localização.

2. Preencha os dados sobre o imóvel e carregue em "Calcular" (a afetação, o coeficiente de localização e o valor base dos prédios edificados já estará preenchido).

Note que, alguns campos ficam ao critério de cada um, são subjetivos (por ex. localização excecional, qualidade construtiva). Para melhor classificar estes parâmetros deve consultar o Código do IMI.

Em particular, deve consultar a Secção II daquele código (sobre operações de avaliação).

Simulador IMI AT

3. Após preencher todos os campos, é exibida uma tabela com o VPT do imóvel (a tabela "Simulação do Valor Patrimonial Tributário").

Tendo o VPT, pode calcular o IMI, assim:

IMI a pagar: VPT x Taxa do município do imóvel.

Ao valor obtido, abata a eventual dedução fixa por dependentes do agregado. Nem todos os municípios concedem este benefício. Saiba quais as taxas e deduções em Taxas de IMI por concelho.

O valor que resulta deste simulador não vincula a Autoridade Tributária e Aduaneira. Se existirem diferenças entre o VPT obtido e o VPT da caderneta predial, poderá pedir uma reavaliação do imóvel às Finanças. Deve ponderar que, se dessa reavaliação da AT, resultar um valor de IMI superior, será esse o valor a ser aplicado.

Para perceber as contas por detrás dos simuladores de IMI, veja o artigo: Como calcular o IMI em 2023.

Paula Vieira
Paula Vieira
Economista pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É consultora em processos de fusão e aquisição de empresas, finanças e gestão.