Se tem casa ou quer comprar casa, utilize um destes simuladores de IMI para saber quanto vai pagar. Descubra se deve pedir uma reavaliação do imóvel para baixar o IMI. Explicamos-lhe, passo a passo, que simuladores deve consultar e como utilizá-los.

Simulador de IMI do Portal das Finanças

Para saber se está a pagar IMI a mais tem de perceber se o VPT (valor patrimonial tributário) que consta da caderneta predial do imóvel está atualizado. O Portal das Finanças disponibiliza um simulador através do qual é possível calcular o VPT atual de um imóvel.

1. Aceda ao simulador aqui. É exibido um mapa com uma barra de pesquisa. Introduza a morada do imóvel. Ao clicar no imóvel são exibidos os coeficientes de localização. Em função do tipo de imóvel, clique em ">".

Simulador IMI 1

2. Preencha os dados sobre o imóvel e carregue em "Calcular".

Simulador de IMI 2

3. É exibida uma tabela com o VPT do imóvel, que poderá utilizar para calcular o IMI, multiplicando o VPT pela taxa de IMI do Município onde o imóvel se localiza.

Simulador IMI 3

O valor obtido através do simulador não vincula a Autoridade Tributária e Aduaneira. Se existirem diferenças entre o VPT obtido através do simulador e o VPT constante da caderneta predial, deverá pedir uma reavaliação do imóvel às Finanças.

Simulador de IMI da DECO

O simulador de IMI da Associação de Defesa do Consumidor (DECO) é mais fácil de utilizar e diz-lhe quanto IMI está a pagar a mais.

1. Para utilizar o simulador aceda à página Pague Menos IMI e introduza os dados pessoais solicitados. Não precisa de ser associado DECO para utilizar o simulador.

deco 1

2. Receberá um email com um link que o direcionará para o simulador.

Deco 1.5

3. Preencha os dados do imóvel. Pode encontrar a informação solicitada na respetiva caderneta predial. Veja o artigo Como obter a caderneta predial pela internet.

Deco 4

4. A DECO envia-lhe um email detalhado com os resultados, o valor mínimo de poupança e instruções para poder reclamar essa poupança.

deco 2

Caso a simulação resulte num valor de IMI a pagar inferior ao valor da caderneta predial (atualizada), poderá compensar pedir a reavaliação do IMI. Se fizer o pedido até dia 31 de dezembro, já pagará menos IMI no ano seguinte.

Para perceber as contas por detrás dos simuladores de IMI veja o artigo:

Andrea Guerreiro
Andrea Guerreiro
Licenciada em Direito e mestre em Direito Fiscal pela Universidade Católica Portuguesa. É advogada, professora e formadora.