A definição de descoberto bancário diz-nos que esta é uma situação em que a conta bancária à ordem está com saldo negativo, colocando o cliente do banco como devedor. Um descoberto bancário possibilita então que o cliente faça pagamentos ou levante fundos da sua conta à ordem, num valor superior ao saldo desta.

Tipos de Descobertos Bancários

Existem diferentes tipos de descobertos bancários.

O descoberto bancário autorizado resulta do prévio acordo/contrato entre o cliente e o banco, onde se estipula um limite para o descoberto (à semelhança dos créditos), uma taxa de juro e o período de vigência do saldo a descoberto. Neste caso existe facilidade de descoberto. A conta ordenado é um exemplo de descoberto autorizado.

O descoberto bancário não autorizado ocorre sem contrato prévio entre o cliente e o banco. Este último pode aceitar pagar o saldo negativo ou recusar-se a isso. São cobradas comissões pelo banco pela situação de descoberto. A taxa de juro e os encargos encontram-se no contrato da conta à ordem. Neste caso pode registar-se assim uma ultrapassagem de crédito aceite pelo banco, sem acordo prévio, podendo o cliente dispor de fundos que ultrapassam o saldo da sua conta.

Descubra a comissão por descoberto acidental e como se faz a contabilização de descoberto bancário.