Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional está indicado para profissionais independentes e sociedades que prestem serviços profissionais. Se algo não correr bem, cobrem os prejuízos causados a terceiros.

Se presta serviços profissionais, seja empresa ou profissional independente, o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional disponibilizado por diversas companhias pode ser uma mais-valia.

A quem se destina?

São variadas as actividades profissionais com ganhos associados à existência deste tipo de seguro. Quer sejam desempenhadas a nível individual, como trabalhador independente, ou em sociedade através de uma empresa.

Por exemplo, poderão subscrever um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional advogados, consultores jurídicos e solicitadores, assim como mediadores de seguros, técnicos de contas, projetistas e médicos, entre outros.

Coberturas

Este tipo de seguro garante a cobertura de capital pelos prejuízos causados a terceiros por erros, omissões ou negligência no exercício da actividade profissional, sempre que estes resultem em pedidos de indemnização.

São ainda cobertos pelo Seguro de Responsabilidade Civil Profissional danos causados pelas seguintes situações:

  • Interrupção da actividade de terceiros;
  • Injúria, difamação e violação de privacidade;
  • Violação da propriedade intelectual;
  • Violação dos direitos de autor e marcas;
  • Consequências da perda ou destruição de documentos;
  • Custos ou despesas judiciais para defesa do segurado.

Exclusões da cobertura

As coberturas e exclusões são definidas pelas seguradoras e dependem do seguro contratado. Mas há situações que geralmente não são abrangidas por qualquer Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Desde logo, as penalidades contratuais ou sanções aplicadas diretamente ao prestador do serviço, os atos dolosos, a publicidade enganosa ou falsa e situações de insolvência.

Quanto a preços, pode apenas dizer-se que são variáveis. Os prémios são definidos caso a caso, tendo por base critérios como o histórico de sinistralidade, a experiência do segurado, o risco associado à atividade profissional e até os rendimentos anuais.

Antes de subscrever qualquer seguro, conheça os termos que lhe podem aparecer pela frente, recorrendo ao glossário de um contrato de seguro.