Seguro de Crédito Habitação e Desemprego

O seguro de proteção ao crédito habitação em desemprego assegura a proteção do crédito habitacional em caso de desemprego.

Como funciona?

O seguro de proteção ao crédito tem o intuito de proteger o assinante do crédito de habitação em situação de desemprego (trabalhador por conta de outrem), de hospitalização, de incapacidade temporária para o trabalho ou de atraso no recebimento de salário. Na prática, a seguradora entra no pagamento do crédito habitação pelo segurado, amortizando as suas dívidas.

Crédito habitação e desempregados

Em caso de aperto económico, o desempregado pode recorrer ao regime extraordinário de proteção dos devedores de crédito habitação ou contratar um seguro de proteção ao crédito.

É possível encontrar vários seguros de proteção ao crédito habitacional no mercado, tais como:

Vantagens e desvantagens

Contratar um seguro deste género tem as suas virtudes e condicionalismos. Por um lado, o seguro diminui o risco e a incerteza no pagamento das prestações do crédito habitação, assim como substitui o segurado em caso de falta de rendimentos.

Por outro lado, as limitações deste tipo de seguro são acentuadas: as restrições e a ativação das coberturas respondem a critérios muito restritos, além dos limites de indemnização serem baixos. Alguns seguros só acionam a cobertura após 30 ou 60 dias, assim como não cobrem despedimentos por justa causa por iniciativa do trabalhador.

Antes de contratar este tipo de seguro é necessário conhecer ao pormenor todas as coberturas, restrições e preços, para não acabar por pagar mais do que o inicialmente planeado e por não obter a compensação esperada.