O seguro de proteção ao crédito habitação em desemprego assegura a proteção do crédito habitacional em caso de desemprego.
Como funciona?
O seguro de proteção ao crédito tem o intuito de proteger o assinante do crédito de habitação em situação de desemprego (trabalhador por conta de outrem), de hospitalização, de incapacidade temporária para o trabalho ou de atraso no recebimento de salário. Na prática, a seguradora entra no pagamento do crédito habitação pelo segurado, amortizando as suas dívidas.
Crédito habitação e desempregados
Em caso de aperto económico, o desempregado pode recorrer ao regime extraordinário de proteção dos devedores de crédito habitação ou contratar um seguro de proteção ao crédito.
É possível encontrar vários seguros de proteção ao crédito habitacional no mercado, tais como:
- Seguro proteção ao crédito BPI
- Seguro de desemprego e baixa médica CGD
- Plano proteção ordenado do Santander Totta
- Seguro de proteção ao crédito Habitação Deutsche Bank
Vantagens e desvantagens
Contratar um seguro deste género tem as suas virtudes e condicionalismos. Por um lado, o seguro diminui o risco e a incerteza no pagamento das prestações do crédito habitação, assim como substitui o segurado em caso de falta de rendimentos.
Por outro lado, as limitações deste tipo de seguro são acentuadas: as restrições e a ativação das coberturas respondem a critérios muito restritos, além dos limites de indemnização serem baixos. Alguns seguros só acionam a cobertura após 30 ou 60 dias, assim como não cobrem despedimentos por justa causa por iniciativa do trabalhador.
Antes de contratar este tipo de seguro é necessário conhecer ao pormenor todas as coberturas, restrições e preços, para não acabar por pagar mais do que o inicialmente planeado e por não obter a compensação esperada.