Quando tiver necessidade de fazer uma reclamação por escrito deve ter em atenção alguns passos para conseguir que a sua intenção seja tida em consideração pela outra parte.

Se escrever uma carta de reclamação utilize de preferência o computador, sobretudo se a sua letra não for bem legível. Guarde sempre uma cópia da carta.

Dicas para escrever uma carta de reclamação

  1. Identifique os intervenientes, indicando os nomes (ou denominação social, no caso de uma empresa), as moradas completas e, eventualmente, o seu número de telefone, para facilitar o contacto;
  2. Situe os factos. Não se esqueça de mencionar o local e a data da comunicação;
  3. Descreva o sucedido de forma clara e precisa e conclua com o que pretende da outra parte;
  4. Junte eventuais documentos relevantes para a compreensão do assunto ou para comprovar os seus direitos (apenas cópias, nunca os originais);
  5. Assine a comunicação.

Como enviar

Uma carta registada simples apenas permite comprovar que o remetente a enviou. A opção de envio com aviso de receção tem como objetivo demonstrar que o destinatário a recebeu efetivamente, pois tem de assinar o impresso próprio para esse efeito. É a forma mais frequente de enviar correspondência em caso de conflito pois é prática, simples e em certa medida eficaz. Por isso, é a solução mais indicada para a maioria das situações.