5 Razões para não comprar casa agora

Se está a pensar em comprar casa deve avaliar se está em condições de o fazer neste momento. Esta pode não ser a melhor altura para comprar casa.

Estar indeciso

Caso ainda esteja indeciso entre comprar casa ou arrendar casa, encontrou desde logo uma razão para não seguir em frente com este grande passo que envolve certeza e compromisso.

Fique com 4 perguntas a fazer antes de comprar casa.

Ter poucas poupanças

Querer comprar casa e conseguir comprar casa são duas coisas completamente diferentes. Se possui poucas poupanças então o melhor será desistir para já da ideia de comprar casa, pois lhe será pedida uma boa entrada para a compra.

Não ter um rendimento certo

Como está a nível profissional? Tem um rendimento certo ao fim de todos os meses? Avalie se tem um emprego estável e se conseguirá encontrar um novo emprego rapidamente em caso de ficar desempregado.

O seu ordenado será a âncora que permite (ou não) atracar o sonho de comprar uma casa no seu porto.

Apresentar um mau historial de pagamentos

Como está o seu historial de pagamentos no Banco de Portugal? Só quem apresenta um bom historial de operações de crédito é que consegue ter um novo empréstimo aprovado.

Se costuma falhar pagamentos encontrou até um forte sinal de que não conseguirá cumprir para já com as responsabilidades de comprar uma casa.

Possuir dívidas

Ainda possui dívidas por pagar? Então não deve contrair novas (e grandes) dívidas. Regra geral, a taxa de esforço mensal recomendada ronda os 30%, para acautelar o cumprimento das obrigações.

Veja como calcular a taxa de esforço.

Se este não é o melhor momento para comprar casa não desespere. Mantenha a disciplina financeira para conseguir apresentar condições para a compra de casas ou pondere alternativas como o arrendamento com opção de compra, por exemplo.