O que fazer com dinheiro parado

Não sabe o que fazer com dinheiro parado? Tem três opções: poupar, investir ou gastar. Antes de decidir o que fazer, faça as contas a quanto dinheiro tem parado, perceba se lhe fará falta num futuro próximo e que riscos aceita correr ao investir. Siga as nossas dicas sobre o que fazer com dinheiro parado e diversifique os seus investimentos.

1. Conta poupança

Abrir uma conta poupança não tem riscos, o capital é garantido e pode mobilizar o seu dinheiro quando bem entender, sem qualquer tipo de limitações. Contudo, se quer por o seu dinheiro parado a render, saiba que as contas poupança dão muito pouco retorno. Pode comparar o ganho de diferentes contas poupança neste simulador.

2. Depósito a prazo

Ao fazer um depósito a prazo, compromete-se a deixar o seu dinheiro com o banco durante o prazo negociado, recebendo um juro em troca. A grande diferença entre a conta poupança e o depósito a prazo é o facto de no depósito a prazo poder haver perda do juro caso haja mobilização do dinheiro antes de terminado prazo. Em regra, o ganho obtido com um depósito a prazo é superior ao de uma conta poupança.

3. Compra de imóveis

O mercado imobiliário é um dos investimentos mais apetecíveis pelas elevadas taxas de rentabilidade. Quer compre para reabilitar e revender, quer compre para arrendar, é quase garantido que será bem sucedido ao investir o seu dinheiro parado na compra de um imóvel. Contudo, tenha em atenção os custos de compra e venda de um imóvel, que são avultados e podem impossibilitar o negócio.

4. Ações

Ao comprar uma ação está a garantir a sua participação no capital social de uma empresa, o que lhe dá direito a uma fatia dos lucros. As ações podem ser adquiridas diretamente à empresa ou em bolsa de valores (saiba mais sobre como comprar ações aqui). Antes de investir o seu dinheiro parado em ações, conheça os erros a evitar ao fazer um investimento na bolsa.

5. Fundos de investimento

Fundos de investimento são instrumentos financeiros que agregam, num único bolo, diferentes tipos de ativos (ações, obrigações e outros valores mobiliários) de diferentes origens. O investidor apenas compra unidades de participação do fundo. O fundo é gerido por profissionais que tentam maximizar os ganhos dos investidores. Antes de investir, consulte a taxa de rentabilidade, o regulamento de gestão e o prospeto, onde estão descritos os tipos de fundos em que os gestores podem investir.

6. Certificados de aforro

Os certificados de aforro são instrumentos de dívida pública disponibilizados pelo Estado Português. Têm montantes mínimos de subscrição reduzidos, só podem ser emitidos a favor de particulares e não são transmissíveis exceto em caso de falecimento do titular.

A taxa de juro bruta para novas subscrições e capitalizações de Certificados de Aforro, Série E, em junho de 2019 foi fixada em 0,688%. Saiba como subscrever certificados de aforro.

7. Plano poupança reforma

Os planos poupança reforma (PPR) são produtos financeiros de poupança que ajudam os portugueses a amealhar um complemento à sua reforma. Podem ser constituídos junto dos bancos, sociedades gestoras de fundos de pensões ou seguradoras, por um valor de entrada baixo.

Os benefícios fiscais dos PPR são a grande vantagem deste produto de poupança: os valores investidos podem ser deduzidos no IRS e os ganhos são alvo de uma tributação mais reduzida. 

8. Seguro de Vida

Pode não ser a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando pensa no que fazer com dinheiro parado, mas existem várias razões para fazer um seguro de vida. Por um lado, para salvaguardar o futuro dos seus filhos, na eventualidade de lhe acontecer uma fatalidade. E mesmo que não tenha filhos, terá o seu sustento garantido em caso de incapacidade para o trabalho. Fique a saber como funcionam os seguros de vida.

9. Formação

A sua carreira estagnou? Talvez esteja na altura de voltar aos bancos da escola. Investir o seu dinheiro parado em formação poderá trazer-lhe retorno a médio prazo, por melhoria da sua posição na empresa ou do seu negócio. Faça uma formação para executivos, invista em programas de soft skills, conheça as novas ferramentas informáticas do ramo ou descubra o mundo do marketing digital. 

10. Viagens

Conhece aquela frase que diz que "viajar é a única coisa que compras que te deixa mais rico"? Aqui a riqueza não se mede em dinheiro na sua conta bancária, mas em cultura, relações humanas e bem-estar físico e emocional. E se quiser viajar sem que isso afete as suas poupanças, saiba que há formas de ganhar dinheiro enquanto viaja.