Provedor do cliente: o que é e para que serve?
O provedor do cliente é um órgão independente das estruturas das empresas, públicas ou privadas, ao qual um cliente insatisfeito pode recorrer para se fazer ouvir.
Este órgão desfruta de independência no desempenho das suas funções, para que possa atuar com imparcialidade. Ele utiliza também meios de investigação e poderes instrutórios próprios, sendo escolhidas pessoas de elevada experiência para este órgão.
Objetivos e funções do provedor do cliente
O provedor do cliente está responsável pela defesa e pela promoção dos direitos dos clientes e das empresas.
Um dos seus objetivos é garantir a regularidade das relações entre os clientes e as empresas, abrindo canais de diálogo e atuando como um mediador de conflitos entre estes.
A sua função primordial é emitir pareceres para as questões levantadas, que embora não vinculativos, são levados em consideração pelas empresas e pelas instâncias envolvidas no processo.
Como contactar o provedor de justiça
Na prática, o provedor do cliente é uma segunda instância de apreciação das reclamações à qual um cliente pode recorrer gratuitamente.
O cliente insatisfeito deve primeiro utilizar os canais de contacto da empresa para fazer a sua reclamação.
Em caso de insatisfação perante a resposta obtida, ou no caso de não receber qualquer resposta, o cliente deve então procurar pelo provedor do cliente no site da empresa com a qual abriu a disputa, para o conseguir contactar e para obter o parecer isento deste.
Em grande parte dos casos é necessário preencher um formulário online com dados pessoais como nome, morada e contacto, para além de se expor claramente a situação. A resposta do provedor pode demorar até 30 dias.