Conheça aqui alguns programas gratuitos que pode utilizar para recuperar os seus ficheiros. Se apagou dados sem querer e precisa de recuperar informação, estas são algumas opções eficazes, mesmo que o seu computador tenha sofrido algum tipo de dano, ou tenha sido formatado.

1. Undelete 360

Se perdeu os seus ficheiros, o Undelete 360 vai ajudar a recuperá-los. Este programa procura os ficheiros apagados no seu computador ou numa pen e apresenta-lhe uma lista, onde cada item tem uma classificação consoante a probabilidade de recuperação do mesmo.

2. iCare Recovery

O iCare Recovery É um programa que pode utilizar para recuperar qualquer tipo de ficheiro que exista num dispositivo digital (telemóvel, máquina fotográfica, pen, disco externo, etc…). Basta instalar, escolher os dispositivo que quer analisar, fazer o scan, escolher os ficheiros a recuperar e guardá-los de novo.

3. Photo Rec

O Photo Rec permite-lhe recuperar ficheiros, mesmo que o disco do seu computador tenha sido formatado. Este programa também está disponível para sistemas Mac OS.

4. MiniTool Power Data Recovery

Disponível para Windows e Mac OS, o MiniTool Power Data Recovery recupera documentos, imagens, vídeos, ficheiros áudio e até e-mails que possa ter perdido no seu computador.

5. Recuva

O Recuva, para além das funcionalidades comuns a todos os programas de recuperação de dados, tem uma opção que lhe permite apagar ficheiros de uma forma segura.

Para evitar ter problemas com dados eliminados, copie sempre os ficheiros quando quer mudar a sua localização, eliminando-os mais tarde. Conheça também alguns antivírus gratuitos que pode utilizar para proteger o seu computador de ameaças que podem apagar os seus dados.