Se não tem acesso ao Portal das Finanças, se pretende pagar o IUC de outra pessoa, ou se o IUC não está no seu nome, pode pagar o IUC fornecendo a matrícula do automóvel. 

IUC por matrícula, à distância

Para pagar o IUC de um veículo, pela matrícula, pode contactar da AT, através do número 216 207 707, ou usando o e-balcão do Portal das Finanças (caso tenha acesso).

Pelo telefone, deve indicar ao colaborador que o atenda, qual a situação. Ou que não tem acesso à internet, ou que pretende pagar o IUC de outra pessoa. E deve fornecer a matrícula do automóvel, cujo IUC pretende liquidar.

O funcionário da AT vai-lhe gerar manualmente ("a pedido"), e à distância, uma referência para pagamento por multibanco. Depois, pode proceder ao pagamento numa caixa Multibanco, no seu banco / homebanking ou nos CTT.

IUC por matrícula, presencialmente

Esta é a segunda e última forma de pagar o IUC de um veículo, pela respetiva matrícula. Não sendo pelo telefone, terá mesmo que se deslocar a um Serviço das Finanças (ou a um Espaço Cidadão).

Aí não terá que lidar com referências multibanco. Pode simplesmente pedir para pagar o IUC de um terceiro (ou dizer que não tem acesso à internet), fornecer a matrícula do veículo, e pagar, desde logo, o valor que lhe seja indicado.

Caso pretenda obter uma referência Multibanco para pagar o IUC pela via convencional, ou se tem dúvidas sobre como pagar o IUC, consulte Pagar o IUC no multibanco: como obter referência e liquidar o imposto.

E confira também: IUC 2022: saiba quanto vai pagar o seu veículo.