Pagamento de IUC em atraso

O IUC deve ser pago entre o início do mês anterior à matrícula e o final do mês da matrícula do veículo. O pagamento de IUC em atraso dá direito a multa. Se deixou passar o prazo de pagamento do IUC, saiba como regularizar a situação.

Fazer o pagamento do IUC fora de prazo

Para pagar o IUC em atraso siga os seguintes passos:

1. Aceda ao Portal das Finanças, introduza o NIF e palavra-passe e selecione "Todos os Serviços", na coluna do lado esquerdo. Na lista exibida procure "IUC" e escolha uma das seguintes opções:

iuc opcoes

2. Independentemente de escolher "Ano Corrente" (se o IUC em dívida diz respeito ao ano em que se encontra) ou "Anos Anteriores" (se o IUC em dívida diz respeito a anos anteriores), será exibida uma tabela com as categorias de veículos existentes:

iuc categoria

3. Depois de selecionar a categoria aplicável, clique em "Pesquisar". De seguida, introduza o ano do IUC e a matrícula da viatura:

iuc ano e matricula

É emitida uma referência para pagamento, que deverá utilizar para pagar o IUC em atraso num Serviço de Finanças ou no Multibanco. Pode optar por se deslocar a uma repartição de Finanças para pagar o IUC. Neste caso, não só obtém a referência para pagamento como pode, de imediato, liquidar o imposto.

Multa por atraso no pagamento do IUC

Quanto mais esperar para pagar o IUC em atraso, maior será a multa a pagar. Tratando-se de pessoas singulares, a coima é de 15% a 50% do imposto em falta. Contudo, existe um montante mínimo de coima, que são € 25.

Se o contribuinte pagar voluntariamente a dívida em atraso:

  • até 30 dias após a infração, a coima pode ser reduzida a 12,5% de 10% do valor em dívida (ou 12,5% de 20% da dívida, no caso de pessoas coletivas).
  • depois de 30 dias após a infração, a coima pode ser reduzida para 25% de 10% (ou 25% de 20% da dívida, no caso de pessoas coletivas).

Ao montante da coima somam-se juros compensatórios, à taxa de 4% e juros de mora, à taxa de 4,825% (em 2019).

É possível beneficiar de uma dispensa de coima, desde que não tenham passado 30 dias desde a infração e não esteja pendente inspeção tributária. Nos 5 anos anteriores à infração não pode ter sido condenado em processo de contraordenação ou de crime por infrações tributárias e beneficiado de dispensa de coima ou de pagamento de coima com redução.

Pagamento de IUC por débito direto

Sabia que já pode pagar os seus impostos por débito direto? O IUC não é exceção. Depois de acionar a modalidade de débito direto o dinheiro será automaticamente retirado da sua conta, o que evita esquecimentos e o risco de ter de pagar multas.

Para começar a pagar os seus impostos por débito direto aceda ao Portal das Finanças, onde poderá efetuar o pedido de adesão e gerir as suas autorizações.

debito direto iuc

Consultar o valor de IUC no Portal das Finanças

Se ainda não chegou a altura de pagar o IUC, mas quer saber quanto terá de pagar, pode consultar essa informação no Portal das Finanças.

Basta fazer login e na coluna do lado esquerdo clicar em "Serviços". Da lista exibida, escolha "IUC" e clique em "Consultar". Em alternativa, pode escrever na barra de pesquisa "Consultar IUC" ou aceder diretamente aqui.

Simulador de IUC 2019

Se pretende consultar o valor de IUC a pagar num determinado ano, fazer comparações entre o imposto a pagar por diferentes veículos ou simular montantes de imposto antes de comprar uma viatura, utilize um simulador de IUC. Aceda ao simulador de IUC através do artigo: