Por: João Paulo Moura

O Seu Próximo Carro Deve Ser um Usado por Estas 4 Razões

Os portugueses adoram carros, querendo mudar constantemente para um melhor e mais novo. Mas as decisões têm de ser feitas com cabeça. Na hora de comprar um novo carro para si, a pessoa tem de equacionar se é melhor comprar um carro novo ou um carro usado. Estas são as razões que pesam para o lado do carro usado.

Preço

Não precisa de fazer um crédito para pagar um carro usado e de pagar o carro durante anos seguidos. Um carro usado está mais facilmente ao alcance do bolso, podendo ser pago a pronto. Pode não ter o cheiro de carro novo, mas leva-o perfeitamente do ponto A ao ponto B.  

Desvalorização

Um carro novo é desvalorizado em 9% mal sai do stand. É um preço elevado para uma primeira volta. Um ano depois o carro novo desvaloriza em 19%. Cinco anos depois em 60%.

Custos

Comprar carro novo equivale a pagar mais pelo carro e não só. É preciso desembolsar no Imposto Sobre Veículos, pagar mais pelo seguro automóvel e pagar mais de Imposto Único de Circulação.

Despreocupação

Ainda há a considerar a vantagem do conforto mental. Com um carro novo está sempre preocupado se lhe roubam o carro, se lhe batem no carro, onde o pode estacionar ou não, etc. É dinheiro deitado fora se algo de grave lhe acontece. Com um carro usado consegue dormir mais descansado e acordar com mais dinheiro nos bolsos.

Se vai em frente com a ideia de comprar carro usado registe as perguntas a fazer antes de comprar um carro usado.