O que Fazer em Caso de Roubo de Identidade

Saiba o que fazer em caso de roubo de identidade. Tem de agir rapidamente assim que descobre qualquer sinal de roubo de identidade.

Bancos

Desloque-se ao seu banco ou bancos para esclarecer a situação. Pode também contactar o banco que emitiu o cartão de crédito rapidamente pela sua linha 24 horas ou pela sua rede online. Tenha à mão o número da conta ou do cartão.

A partir do momento em que notifica o banco, a pessoa deixa de ser responsável pelo uso indevido do cartão, que é imediatamente bloqueado. Peça novos cartões ou a abertura de novas contas bancárias.

Autoridades

Avise as autoridades locais do sucedido. Junte todos os dados importantes como os registos relacionados com o roubo (extratos, impressões, SMS, etc.). Pode não ter informação suficiente para apanhar o criminoso, mas fica registada a queixa, o que pode ser útil um dia, como prova perante credores das despesas fraudulentas. Peça uma cópia da queixa realizada.

Contas

Se foi alvo de roubo de identidade nas suas contas online, feche as contas ou mude as suas passwords. Desligue a sua ligação à internet e corra um programa anti vírus. Denuncie o abuso de que foi vítima.

Veja o que fazer perante fraudes na internet.