Pedir um aumento pode ser comparado a sair o jackpot dos jogos da sorte. Não acontece todos os dias. As hipóteses são poucas. Todavia há que tentar. E não de qualquer forma. Antes de pedir um aumento ao seu chefe deve dar alguns passos essenciais.

1. Estudar a defesa do pedido

Como pedir um aumento requer estudo. É preciso montar um caso como se de um julgamento se tratasse. Junte as provas de que você merece um aumento. Apresente dados concretos, os seus bons resultados para a empresa e desempenhos exemplares.

2. Saber concretamente o que pedir

Estude o que a empresa paga, sobretudo aos colegas de trabalho em posições semelhantes e estude também o que mercado paga na sua área. Uma coisa é o salário que você gostava de receber, outra coisa é o salário que a empresa realmente pode pagar. Além de saber quando pedir é preciso saber o que pedir. Só um valor realista pode tornar um pedido bem sucedido.

Confira como renegociar o salário.

3. Escolher a altura certa para pedir

Uma boa altura para pedir um aumento é no verão. Sempre que a empresa passar dificuldades económicas tem de adiar o seu pedido de aumento.

Veja mais bons momentos para pedir um aumento.

4. Treinar bem o pedido

Ainda lhe falta algo muito importante na arte de como pedir um aumento: o treino. Ter atitude é uma das formas de aumentar as chances de obter um aumento. Treine o seu pedido de aumento com alguém que simule ser o seu patrão e lhe coloque em situações apertadas. Prepare várias respostas a diferentes situações. A prática faz a perfeição. Se não for bem sucedido na primeira tentativa, tem depois outra oportunidade.