A inflação é um aumento continuado e generalizado no valor dos preços dos bens e serviços. Do verbo “inflar” se consegue perceber já o significado de inflação, no seu sentido geral, de inchar e aumentar.

Este aumento persistente e geral dos preços (e não de artigos específicos) resulta na diminuição do poder de compra de uma moeda, comprando-se menos com um euro (que passa a valer menos do que anteriormente).

Taxa de Inflação

A taxa de inflação demonstra a subida generalizada dos preços dos bens e serviços causada pelo aumento de moeda circulante. Ela mede a variação dos preços ao consumidor sentida entre diferentes períodos temporais.

Quando se chega a uma inflação de zero, diz-se que se atingiu uma estabilidade de preços.

Conheça a taxa de inflação em Portugal ao longo dos anos.

Tipos de Inflação

Existem vários tipos de inflação na economia, entre eles:

  • Inflação deslizante
  • Inflação trotante
  • Inflação galopante
  • Hiperinflação

Inflação e Deflação

A inflação e a deflação são termos que se confundem. A deflação é na verdade uma situação inversa à inflação, já que na inflação dá-se a subida generalizada dos preços dos bens e serviços e na deflação há uma redução prolongada do índice de preços no consumidor, ou seja, uma queda dos preços.

Fala-se em deflação quando existe uma descida generalizada do preço dos bens e dos serviços num largo período de tempo. Com a deflação o valor real do dinheiro aumenta. Assim compram-se mais bens com a mesma quantidade de moeda.

Saiba também o que é a estagflação.