Por: João Paulo Moura

Notas antigas: onde vender e onde trocar

E que tal vender as notas antigas que tem guardadas na gaveta? É uma forma fácil de ganhar dinheiro. Para transformar este dinheiro parado em dinheiro vivo no seu bolso pode tentar vender ou trocar as suas notas antigas.

1. Vender notas antigas

Para vender as notas de escudos, pesetas, liras, dracmas ou outras notas antigas que já saíram de circulação pode deslocar-se a casas de notas e moedas ou casas de colecionismo.

Também pode visitar as feiras de artigos usados que se realizam nas grandes cidades, onde os colecionadores vendem e compram este tipo de artigo.

Consegue ter uma noção de preços de notas online em sites como o Notas da República e o Portugal Moedas.

Para saber o valor de notas antigas pode consultar igualmente o livro anual de catálogo com os valores das diversas moedas e notas. Pode procurar este livro online ou nas casas de moedas e de selos.

Para vender as notas de coleção online pode tentar sites de leilões como o OLX e o Coisas.

Veja anúncios com notas semelhantes nestes sites de leilões antes de pedir um valor pelas suas notas.

2. Trocar notas antigas

No caso de desejar trocar as suas notas antigas de escudos deve dirigir-se a um dos 10 balcões de tesouraria do Banco de Portugal distribuídos pelo país, Refira-se que o Banco de Portugal já não aceita a troca de moedas de escudos, mas ainda aceita a troca de notas de escudos até 20 anos depois da sua saída de circulação.

Para trocar notas de escudo deve-se preencher um formulário de requisição de numerário, identificando e discriminando as quantidades de notas a entregar e a receber em troca (consulte as datas de prescrição das notas de escudo). 

O Banco de Portugal aceita ainda trocar notas de países que aderiram ao Euro durante dois meses após a data em que esse Estado-Membro aderiu ao euro.

Para mais informações sobre como trocar notas pode consultar o site do Banco de Portugal.