Isenção de IUC para Carros Antigos

Existe isenção de IUC para carros antigos segundo o Código do Imposto Único de Circulação, alterado pela Lei nº 83-C/2013 (OE2014), de 31 de dezembro.

Isenção de IUC para carros clássicos

De acordo com este código, a isenção de imposto único de circulação aplica-se a: “automóveis e motociclos que, tendo mais de 20 anos e constituindo peças de museus públicos, só ocasionalmente sejam objeto de uso e não efetuem deslocações anuais superiores a 500 quilómetros.”

A isenção não se aplica assim a todos os carros antigos, com mais de 20 anos. É necessário que o veículo seja considerado peça de museu público e que seja utilizado por poucas vezes ao ano.    

A certificação de um carro como clássico pode ser pedida junto do Clube Português de Automóveis Antigos, do Automóvel Clube de Portugal ou do Museu do Caramulo. Se tiver um carro antigo de interesse histórico pode informar-se sobre a possibilidade de isenção de IUC nestas instituições.

Outro benefício gozado pelos carros clássicos é o seguro automóvel mais barato. Descubra como funciona um seguro automóvel para clássicos.

Saiba quem mais pode gozar de isenção de IUC.