Se faz parte do grupo de reformados obrigados a declarar IRS, o Economias ajuda-o a fazer algumas contas. Veja que valor de reforma o fisco vai reter e se pode deduzir a nova prestação social CES.

Sobre que valor é feita a retenção na fonte?

A retenção na fonte é sempre feita sobre o rendimento bruto de um pensionista, independentemente do valor da reforma. Mesmo para quem já vê aplicada a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES). Nestes casos, a retenção é calculada com base na prestação inicial, antes do desconto.

Quem pode deduzir a CES no IRS?

Esta Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) é considerada uma dedução ao rendimento do pensionista, por isso, pode ser descontada no IRS. Mas não por todos. No campo 4A – Contribuições, do anexo A/H do Modelo 3, apenas poderá ser incluído o valor da CES aplicado a pensionistas com uma reforma superior a 1600,00 euros. Só estes, com um rendimento anual de 22500,00 euros, poderão tirar algum benefício, tendo em conta a dedução específica de 4104,00 euros. Trata-se do abatimento feito ao rendimento bruto do pensionista para cálculo do rendimento coletável.

Reformados da Caixa Geral de Aposentações

Se está a receber uma pensão da Caixa Geral de Aposentações, também lhe foi descontada a CES. Mas este não é o único valor a incluir na coluna Contribuições. Se fez também descontos para a ADSE no exercício económico em causa, deve somar os valores.

Isenção de IRS

Alguns reformados não precisam de entregar a declaração de IRS. É o caso dos reformados com pensões de baixo valor. Veja quem não precisa de entregar o IRS.