Por: João Paulo Moura

12 Hábitos simples para ser mais rico

12. Este é o número de passos a dar num tratamento eficaz, segundo a tradição norte-americana. Mas também pode ser o número de passos a dar (ou hábitos a ter) para o sucesso financeiro.

Será possível ficar mesmo mais rico através de 12 hábitos básicos? Não há garantias, mas as probabilidades de se ficar mais rico ao ter estes hábitos parecem maiores do que ao simplesmente não os ter.

Experimente os seguintes 12 hábitos ao longo do ano e tire as suas próprias conclusões.

1. Poupar 1 euro a mais por semana

Na primeira semana poupe um euro. Na segunda poupe dois. Na terceira três e assim sucessivamente. Ao fim de um ano tem mais 1378 euros. 

2. Esforçar-se 1% mais por dia

1% não é nada. Mas se der 1% mais diariamente naquilo que considera importante vai melhorar imenso no final de um ano e obter fantásticos resultados.

3. Dizer não

Dizer sim a tudo leva a desperdícios de tempo e de dinheiro. Tente dizer não mais vezes, aos outros e a si mesmo, para evitar gastos e para aumentar as poupanças.

4. Reunir-se de quem o aprecia

Passe mais tempo com quem o aprecia e desligue-se de falsas amizades. Junte-se às pessoas positivas, sábias e determinadas, que o empurram para a frente e o motivam a ser melhor.

5. Fazer todos os dias uma coisa que gosta

Tente fazer todos os dias alguma coisa de que gosta. A sua felicidade aumentará. Este habito será até um combustível para a sua confiança, para a sua motivação e para a sua determinação.

6. Fazer questões

É importante fazer questões antes de tomar decisões. Antes de fazer uma compra, por exemplo, deve colocar questões como:

  • Preciso mesmo desta compra?
  • Este produto satisfaz as minhas necessidades?
  • Que vantagens e desvantagens ele apresenta?
  • Quanto tempo me irá durar?
  • Que alternativas existem?

Mas estenda a sua curiosidade a tudo. Sempre que estiver com pessoas experientes num determinado assunto faça-lhe questões e aprenda. Imagine como poderá ser como elas ou mesmo como as poderá ultrapassar.

7. Informar-se

Tente sempre informar-se ao máximo sobre um assunto, com fontes fidedignas. A informação é dinheiro.

Imagine que quer fazer investimentos com o rendimento extra que conseguiu. Para investir o seu dinheiro com segurança tem de se informar sobre os possíveis riscos, sobre todas taxas a receber e sobre os prazos do investimento.

8. Escrever e semear ideias

Muitos negócios de sucesso começam com ideias simples. Tente escrever 5 ideias por dia. Ao aprimorar esta tarefa começará a perceber quais são as boas e as más. Teste-as. Ao fim de alguns meses começará a ver resultados.

9. Escrever e riscar listas

Faça listas de coisas a fazer e a melhorar. Em cada lista olhe apenas para as primeiras cinco coisas que escreveu, que são as essenciais. Não gaste tempo com as restantes pois são acessórias.

10. Viver o presente

Viva a vida simplesmente, sem complicar muito. Ninguém sai dela vivo. Como as pessoas no final da vida se arrependem mais do que não fizeram do que aquilo que fizeram, viva o agora. Experimente. Corra riscos.

11. Resolver problemas

Aprenda a resolver problemas. A si mesmo e a quem precisa. Não só melhorará como pessoa e como profissional, como obterá gratidão, respeito, reconhecimento e recompensação.

12. Não dar desculpas

Não perca o tempo com negativismo, a encontrar desculpas, mas dedique-se sim a aprender com os erros cometidos. Siga o exemplo das pessoas mentalmente fortes.