Para quem está de fora, o mercado de trabalho parece uma sociedade secreta, onde poucos entram, após exercerem rituais que não podem divulgar.

As ofertas de emprego não foram divulgadas nos meios habituais e assim não foi possível se candidatar. Como entraram então estas pessoas para o mundo laboral? Por um ato de magia? Por intervenção divina? Pela venda da alma ao diabo? Não, nada disso. Simplesmente recorreram a formas diferentes de agarrar uma oportunidade.

1. Por referência

A maior parte das colocações feitas pelos recrutadores referem-se a oportunidades que não são divulgadas ao público. Como aceder então a estas oportunidades ocultas aos mais comuns dos mortais?

Uma forma é realizar um bom trabalho, que possa servir como referência. A rede de contactos que estabeleceu ao longo dos anos pode servir para recomendar o seu trabalho a pessoas que procuram por alguém com as suas qualidades e competências.

2. Pela rede de contactos

A sua rede de contactos pode ser a forma de encontrar o próeximo emprego. Telefone aos antigos chefes a pedir referências, ligue-se a antigos colegas de trabalho, entre em feiras de emprego e participe em colóquios. Mencione que está à procura de emprego. Os contactos podem ter conhecimento de alguma vaga existente ou a surgir em breve.

3. Por contacto direto

Nos tempos que correm pode-se dizer que em vez de uma pessoa encontrar trabalho, o trabalho encontra uma pessoa. Um recrutador atento vai pesquisar por candidatos sem sequer divulgar a vaga em aberto. Esta procura realiza-se online, no LinkedIn ou em contacto com o Centro de Emprego, por exemplo.

4. Pelas redes sociais

Este ponto do LinkedIn é essencial. Uma coisa é ter um perfil do LinkedIn, outra é ter um perfil completo do LinkedIn, com todas as informações que os recrutadores procuram e com as principais competências pesquisadas.

Acompanhe as empresas de que gosta nas redes sociais, desde o Facebook ao Twitter. Podem surgir informações de vagas nestas redes sociais.

Saiba como ser descoberto no LinkedIn e como conseguir um trabalho com o Facebook.

Varie a sua procura de emprego para entrar mais rapidamente no mercado laboral.