A fatura pró-forma é uma fatura enviada pelo vendedor ao comprador antes de ter sido feita a troca de bens ou serviços. Apesar de conter vários dos elementos que constam numa fatura normal, a fatura pró-forma não é um pedido de pagamento - isto é, não representa um documento com direito à dedução.
Na fatura pró-forma devem constar várias informações: as quantidades da mercadoria, o preço de cada item e informações relativas ao peso e aos custos de transporte.
Utilização
Estas faturas são normalmente utilizadas como pré-faturas ou para facilitar trocas internacionais. O vendedor envia a fatura pró-forma ao comprador que importa, para que o mesmo possa estudar o custo - quando a moeda não é a mesma, o comprador pode verificar a diferença entre valores - e conhecer informação detalhada sobre a transação. No fundo, as faturas pró-forma informam o comprador e as respetivas autoridades aduaneiras do seu país sobre os detalhes da encomenda a ser enviada.
Conteúdo
A fatura pró-forma deve conter a seguinteinformação:
- O nome do vendedor e a sua morada;
- O nome do comprador e a sua morada;
- Todos os itens da transação;
- O preço de cada item - por unidade e em totais;
- O peso e as dimensões da mercadoria;
- Os termos da compra - o local de entrega, etc;
- Os termos de pagamento;
- A data de entrega prevista;
- A data de validade;
- Caso existam descontos, deve mencioná-los.
Uma boa fatura pró-forma pode ajudar o comprador a acordar com a troca. Caso o acordo seja feito, o vendedor passa uma fatura normal com a cobrança dos bens ou serviços.
Leia ainda sobre a fatura simplificada e a emissão de faturas obrigatórias.
Também lhe pode interessar a fatura eletrónica.